Técnico da Coamo e pesquisador da Embrapa alertam sobre cuidados no momento da operação

A partir de agora, assim que a primeira chuva chegar, dependendo da região, estará aberta a temporada de plantio da safra de verão na área de ação da Coamo.

Contudo, antes do início do trabalho os produtores têm outro importante desafio a cumprir, cuja função, determinará o sucesso no arranque das lavouras de milho e soja: a dessecação das áreas a serem semeadas.

Desafio que se intensifica ainda mais neste momento de falta de chuva, onde a operação precisa ser feita com cautela e critérios que serão fundamentais para uma boa eficiência dos produtos utilizados.

E para falar sobre este tema de grande importância, convidamos o gerente de Assistência Técnica da Coamo, engenheiro agrônomo Marcelo Sumiya e o pesquisador da Embrapa Soja da área de Manejo de Plantas Daninhas, Dr. Fernando Adegas. “É o momento de se planejar e fazer uma análise mais assertiva sobre essas operações para não errar neste trabalho importante, que ajuda a determinar uma boa emergência de plantas”, alerta Sumiya.

“Primeiro precisamos analisar a situação do ano. Tivemos chuva em agosto e seca em setembro, o que não é normal. Talvez tenhamos de esperar para iniciar o plantio, dependendo da região, mas ainda há tempo para semear uma ótima safra, muito embora as operações devem ser curtas neste ano”, completa Adegas.

Juntos, eles fizeram uma dobradinha para responder questões que contribuirão para a tomada de decisão, durante este processo de limpeza das áreas de plantio, antes da semeadura da soja.

Para ouvir o programa que foi ao ar hoje CLIQUE AQUI.

Fonte: Coamo