A iniciativa integra o programa CAIXA Pra Elas, que também está presente em Toledo
Acapacidade das mulheres de gerarem rendimentos e recursos próprios a partir do acesso ao trabalho remunerado, em igualdade de condições com os homens. Esse foi o tema abordado pela diretora de Políticas de Autonomia Econômica e Relações Sociais das Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Fernanda Marsaro, durante capacitação on-line voltada a todos os empregados da CAIXA Econômica Federal. A iniciativa integra o programa CAIXA Pra Elas, que também está presente em Toledo.
Veja também: ‘Caixa Pra Elas’: Toledo terá agência bancária com espaço exclusivo para atendimento às mulheres
Durante o evento, a integrante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH) citou as dimensões para a projeção econômica do público feminino. Os quesitos contemplam a parte física – que representa o controle do corpo e as decisões sobre saúde e integridade física livre de violência; o fator econômico – voltado à capacidade de adquirir e controlar os recursos econômicos; e a parte decisória – que engloba a participação em decisões que afetam a vida coletiva e individual.
Ainda na capacitação, a diretora enfatizou os desafios da mulher no mercado de trabalho. Entre as questões, estão o preconceito, a dupla jornada e a diferença salarial. “Infelizmente a discriminação no ambiente de trabalho e a diferença de oportunidades em relação aos homens ainda persistem. Além disso, as mulheres precisam conciliar as responsabilidades da vida pessoal com a profissional. Quanto à população negra, há ainda menor inserção no mundo do trabalho – 50% das mulheres negras estão fora do mercado de trabalho”, completou Marsaro.
Qualifica Mulher
Entre os destaques da diretora durante o evento, também esteve o Qualifica Mulher. Iniciativa da SNPM/MMFDH em parceria com instituições como a CAIXA Econômica Federal, o projeto estimula ações que promovam a projeção econômica do público feminino, além de fomentar a qualificação profissional, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. Os eixos de atuação são o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, o “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e o “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.
As vagas do Qualifica são destinadas, prioritariamente, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio ou que não tenham escolaridade. Os cursos abrangem educação financeira, marketing digital, artesanato, moda, costura e beleza, além de dicas para formalizar o próprio negócio por meio do Microempreendedor Individual (MEI).
CAIXA Pra Elas
A abertura de espaços em agências é uma estratégia do programa CAIXA Pra Elas, criado para acolher, incentivar e dar oportunidades para todas as mulheres do Brasil. Com atendimento dedicado ao público feminino, oferece orientação sobre prevenção à violência, promoção de educação financeira e empreendedorismo e produtos e serviços pensados para elas.
Veja mais em ‘Caixa Pra Elas’: Toledo terá agência bancária com espaço exclusivo para atendimento às mulheres
Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos