Aproximadamente 120 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiras, de 18 municípios da 20ª Regional de Saúde estiveram durante a tarde desta terça-feira (06) no Auditório Acary de Oliveira, anexo a Prefeitura de Toledo. Todos participaram da primeira fase da Capacitação de Citopatológico promovido pela 20ªRS. 

Segundo a Assistente Social da Atenção Primária da 20ªRS, Melânia Marin, o objetivo desta primeira fase era discutir a qualidade dos exames citopatológicos, também conhecidos como “exames preventivos” nas unidades básicas de saúde. 

“Estamos numa cruzada no Brasil para o enfrentamento de óbitos por câncer de colo de útero. Uma coleta de qualidade pode melhorar muito esse indicador, pois vai detectar precocemente o câncer que assim poderá ser tratado e curado”, apontou a Assistente Social. 

A capacitação desta fase foi realizada em parceria com um dos laboratórios que prestam serviço de análise do material coletado para o Estado do Paraná e conduzida pelo Diretor Técnico do Labcell, o Farmacêutico Maurício Turkiewicz. 

Ele falou da parte pré-analítica, como deve ser feita corretamente a coleta e a fixação do material do exame na lâmina para que chegue no laboratório com boas condições de análise. 

“Percebemos que os profissionais estão bem participativos e interessados. Tiveram a oportunidade de sanar várias dúvidas. Com isso esperamos melhorar o indicador de óbitos por câncer de colo de útero, melhorando a coleta, o transporte e obtendo um diagnóstico mais precoce. Em 2019 não precisamos mais ter óbitos em mulheres por esse motivo”, frisou Melânia Marin. 

A segunda fase da capacitação será realizada no próximo dia 29 de agosto na Universidade Federal do Paraná – Campus de Toledo. A palestra ficará por conta de uma das professoras do Curso de Medicina da UFPR. No período da manhã serão trabalhadas as diretrizes nacionais e no período da tarde terão aulas práticas no laboratório da instituição.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo