Vou dedicar minha coluna, nesse dia dos mortos, dia mais que especial ao sugestivo tema “vacina observacional”, recorrente ao estudo que a farmacêutica Pfizer está realizando e que em menos de 30 dias projetou Toledo para o mundo, como vocês poderão ver abaixo.

O estudo observacional “de Toledo”

Tive a satisfação de acompanhar na semana passada as informações dos pesquisadores e médicos Drs. Regis Goulart Rosa, intensivista, e epidemiologista Maicon Falavigna, sobre a escolha da cidade de Toledo para esse estudo observacional da Pfizer, tão destacado mundialmente.

O estudo observacional “de Toledo” I

Os pontos mais significativos dessa escolha foram a capacidade operacional de realizar a vacinação em massa, o sistema de acompanhamento e monitoramento de diagnósticos e de casos vacinados e da estrutura e qualificação das equipes, que permitiram aos pesquisadores a “precisão” dos dados e informações para as analises e estudos.

O estudo observacional “de Toledo” II

Para o prefeito Beto Lunitti a visita dos pesquisadores a Toledo mostrou realmente a preocupação e responsabilidade em relação a esse estudo observacional, pois “acreditamos na ciência, e a população mostrou seu interesse pela vacina e, naturalmente, esperamos que esse estudo contribua para a humanidade”, disse Beto.

Racionalidade X comparativo

Assim que conclusas as apresentações dos médicos sobre a escolha de Toledo para a pesquisa observacional, patrocinada pela Pfizer, o Dr. José Roberto Moreira, promotor da Saúde Pública de Toledo, fez um discurso de grande magnitude, enfatizando que a população está discutindo esse tema por apenas dois vieses: “pensamento racional e o comparativo”.  

Racionalidade X comparativo I

Apesar de os temas serem “correlativos”, a população deveria focar-se nas pesquisas, tendo a observação científica como “tema principal”, pois “comparativo não é ciência” e a ciência é esse estudo que está sendo feito através desse imunizante. “FIQUEI MUITO FELIZ, QUANDO VI QUE TOLEDO FOI ESCOLHIDO PARA SERVIR DE ESTUDO OBSEVACIONAL”, disse o promotor, elogiando a todos.

Algumas manchetes de Toledo, no país e no mundo

Apenas as manchetes de alguns meios de comunicação, já que o mundo todo escreveu as palavras Toledo, Ciência, Pfizer e Covid-19: