Será concluída nesta terça-feira (28) a seleção dos estudantes que serão beneficiados com bolsas do programa Atleta na Universidade. O resultado será divulgado na quarta-feira (29). Os inscritos são estudantes do curso de Graduação em Educação Física, que participaram de competições representando Toledo em 2019, como Jogos Abertos do Paraná (JAP’S), Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’S), Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’S), Campeonatos Estaduais ou Nacionais.

São 43 candidatos concorrendo a 30 bolsas de R$ 400,00 por mês durante um ano. A seleção é realizada por uma comissão da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), que avalia as classificações obtidas por cada atleta no decorrer dos jogos do ano passado. Para continuar recebendo a bolsa, os estudantes precisam comprovar no mínimo 75% de assiduidade na graduação, bem como cumprir cinco horas semanais de atividades esportivas junto à SMEL.

Segundo Marcos Assunção, diretor de Rendimento e Competições da SMEL, e membro da Comissão Avaliadora, um dos objetivos é incentivar atletas de qualidade a permanecerem treinando e representando a cidade de Toledo em competições. “As horas semanais são um retorno que esses atletas dão para a sociedade, pois eles ajudam em treinamentos e recreação para outros esportistas, além de continuar treinando também, pois não podem faltar nos treinos”.

O Programa

“Atleta na Universidade” é uma iniciativa municipal, instituída pela Lei “R” Nº 121/2014, que beneficia atletas universitários de Toledo desde o ano de 2015. Os recursos orçamentários são todos provenientes da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Valorizar os atletas locais, ampliar e qualificar a base esportiva local, e minimizar a evasão de atletas toledanos para outros centros esportivos, são alguns dos objetivos da Lei.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo