Canabidiol tem apresentado bons resultados no cuidado de pessoas com TEA; tema foi destaque em congresso sobre neurodesenvolvimento
Estudos recentes têm demonstrado que o canabidiol pode contribuir para a melhora da comunicação e das interações sociais em pacientes com transtorno do espectro autista (TEA). Uma pesquisa conduzida pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), publicada na revista científica Pharmaceuticals, também observou redução da irritabilidade e da agressividade, maior concentração em atividades escolares e terapêuticas, além de avanços em questões sensoriais, como a aceitação ao toque físico e a diferentes tipos de alimentos.
Resultados como esses têm se tornado cada vez mais frequentes, e tanto especialistas quanto a indústria farmacêutica vêm se dedicando à divulgação desse conhecimento. Um exemplo foi o 1º Congresso Brasileiro de Neurodesenvolvimento, realizado de 24 a 26 de julho, em São Paulo. Com participação de profissionais de diversas áreas, o evento teve caráter multidisciplinar e promoveu uma troca rica e variada de experiências entre psiquiatras, neurologistas, geneticistas, pediatras, psicólogos, entre outros.
A farmacêutica Prati-Donaduzzi — primeira empresa a obter autorização da Anvisa para a produção e comercialização do canabidiol no Brasil — reuniu cerca de 300 participantes em uma apresentação conduzida pela psiquiatra Marília Pessali, integrante do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A médica abordou como o canabidiol isolado pode contribuir para o desenvolvimento neurológico de pessoas com TEA.
“A Prati-Donaduzzi marca presença nos principais congressos voltados a temas relacionados ao sistema nervoso central porque entendemos a importância de compartilhar informações com base em evidências científicas, atualizando o maior número possível de profissionais de saúde”, afirma Edilson Bianqui, diretor de Prescrição Médica da empresa. “Além de investir em inovação e estudos clínicos, mantemos um canal direto com médicos de todo o país, que participam de imersões em conhecimento técnico por meio de simpósios em congressos, meetings on-line, Master Meeting ou por meio do nosso portal cientifico www.evolucaoparavida.com.br”, conclui Bianqui.
Fonte: Prati-Donaduzzi