Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campus de Toledo: Unioeste recebe visita de professores de Universidade espanhola

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Toledo) recebeu a visita dos professores Francisco Galindo Honrubia e Rosa de Llanos Frutos, da Universitat Jaume I (UJI – Espanha). Os professores ministraram um seminário aos docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação em Química, Engenharia Química e Engenharia de Pesca sobre Terapia Fotodinâmica.

Foto: Divulgação

Na manhã de terça-feira os visitantes ministraram uma parte teórica aos docentes e estudantes presentes. Na manhã de quarta o estudante de doutorado da UJI e egresso da Unioeste, Jean Colombari Neto, ministrou a parte prática sobre a aplicação de fármacos fotodinâmicos sobre colônias de bactérias.

Na tarde de quarta, os professores da UJI se reuniram com os docentes da Unioeste para alinhamento das pesquisas em comum das duas instituições e para debater sobre a possibilidade de um convênio entre as Universidades para intercâmbio de estudantes.

Galindo afirma que percebeu muitos interesses comuns entre os pesquisadores da Unioeste e os pesquisadores da UJI. “O que apresentamos aqui tem muitas aplicações e daqui pode surgir uma colaboração internacional entre as Universidades. Pudemos perceber que há bons investigadores aqui e há o interesse de uma parceria”, disse.

O diretor de pesquisas da Unioeste, professor Douglas Cardoso Dragunski, fala que a visita foi de grande valia para a Universidade, pois os professores mostraram técnicas utilizadas na Europa aos acadêmicos. “Além disso, estamos enviando uma carta de interesse para fazer um convênio com a UJI para que possamos avançar nas possíveis cotutelas ou até dupla titulação. Estamos tentando esses laços que serão de extrema importância, além de alguns professores já iniciarem uma parceria com algumas análises que serão empregadas aqui e feitas lá, além da possibilidade de enviar alguns alunos para fazer alguma parte do mestrado ou do doutorado lá fora”, explica.

Colombari diz que os estudantes foram muito participativos durante o curso ministrado. “Eles foram bastante solícitos e participaram todos os dias, tanto no seminário como questionamentos e, também, na parte prática eles também foram bastante presentes e interessados. Nos surpreendeu o interesse e a participação dos alunos no nosso curso”, afirma.

Foto: Divulgação

A aluna do quarto ano de Química Bacharelado, Bruna Finkler, avalia que a visita dos professores da Espanha contribui com a formação por dar aos estudantes a oportunidade de ter contato com conteúdos e práticas além das trabalhadas no dia-a-dia. “A gente consegue ver o que estão estudando no exterior aqui na nossa universidade, acho isso muito bacana. É uma questão de experiência, mesmo, de ter contato com coisas diferentes das que vemos dentro de nosso curso (e já temos contato com muitas técnicas e teorias), mas trazer coisas de fora é sempre muito interessante”, afirma.

Assessoria de Comunicação Social

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real