Foto: Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comemora três décadas de impacto na educação e no desenvolvimento regional com uma série de eventos ao longo do mês de setembro. E nessa terça-feira (10), a programação dos 30 anos, foi realizada no Teatro da Universidade no campus de Toledo.

A Unioeste de Toledo foi a primeira Instituição de Ensino Superior da cidade que hoje tem mais de 158 mil habitantes. Em 1980, foi oficializada a Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo (Fumeste), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (Facitol).  E em 1994, com as perspectivas de crescimento da cidade, a Instituição foi vinculada ao Campus da Unioeste em Toledo.

Atualmente oferece os seguintes cursos de graduação: Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura e Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia (bacharelado e licenciatura), Psicologia, Química (licenciatura e bacharelado), Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social. Possuindo também nove programas de Mestrado e cinco de Doutorado. Ao todo a Unioeste, campus de Toledo, conta com mais de 1.400 alunos.

Durante o evento houve o lançamento da TV Interativa do campus de Toledo. A novidade permite consultar imagens históricas do campus, fotos de ex-diretores e reitores. A TV Interativa está instalada no hall do setor B próximo a cantina da Instituição, permitindo o acesso por quem circula pela universidade.

Para o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, é uma felicidade poder ir em reuniões em setores públicos e privados e encontrar ex-alunos da Universidade. “Isso nos deixa muito felizes e faz perceber a importância fundamental dessa Universidade. Essa Instituição sem dúvida nenhuma é fruto de uma grande construção coletiva, não tenho dúvidas se não fosse à luta da sociedade não teríamos essa Universidade. Agradeço a todos e a todas que fazem parte dessa construção. Sempre enfatizo que a Universidade pública não tem apenas um papel de formação ela tem o papel de transformação, nossos acadêmicos que passam por aqui são transformados, mas do que isso eles transformam os seus professores e agentes universitários e todos juntos vem transformando a sociedade, pois quem não respeita o passado, não constrói o presente e não planeja o futuro. Obrigado a todos aqueles que fizeram, fazem e farão parte desta grande Universidade, essa Instituição que muito nos orgulha e a 1ª Universidade Estadual do Paraná a conseguir a nota máxima. Isso é fruto da construção de todos que passaram por aqui”, diz.

O vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, mencionou satisfação de estar presente no evento. “Quero parabenizar o professor Alexandre que teve a brilhante iniciativa de fazer esses eventos em cada campi da Universidade. É um momento importante para a Instituição porque é um evento onde nós saudamos, lembramos e destacamos o trabalho coletivo desenvolvido ao longo desses vários anos em cada campus, e esse trabalho nos remete a comemorarmos 30 anos em pleno ápice do reconhecimento da Universidade a nível nacional. Nós só chegamos neste momento que estamos comemorando três décadas porque cada um de nós, dos primeiros até os atuais, se dedicaram a construir essa Universidade”, diz.

Foto: Unioeste

A diretora-geral do campus da Unioeste em Toledo, Patrícia Stafusa Sala Battisti, comentou a honra que é comemorar duas datas importantes, os 30 anos de reconhecimento da Unioeste e os 44 anos desde a criação da Facitol. “Essa movimentação em relação ao nosso passado e aquilo que nos constitui enquanto Universidade, mexeu com o campus de Toledo, assim como está acontecendo nos outros campi da Unioeste. Essa volta ao passado também mexeu comigo, trazendo muita responsabilidade de contar essa história e mexeu, sobretudo, com a ex-aluna da Universidade, onde pessoalmente sinto uma emoção especial ao lembrar que como aluna e professora participei dessa transformação”.

A presidente do Conselho Municipal de Educação e Diretora do Sistema Municipal de Ensino, Luci Graciela Kuhn, agradeceu o convite para comemorar os 30 anos de trajetória da Universidade. “A Unioeste se tornou a mudança nas mentes e corações dos milhares de alunos universitários que passaram por aqui. Eu também fui ex-aluna da Universidade, onde fiz minha graduação e mestrado ao qual tenho muito orgulho, fazendo parte da minha vida e trajetória”, comenta.

“Quero mencionar se a gente hoje é mais memória e história o passado é também presente. Nós temos hoje uma grande e boa Universidade que nos orgulha a todos porque ela foi construída a partir de uma plataforma que uniu lideranças regionais das mais diversas áreas, com ideias plurais, projetos diferenciados e com múltiplos interesses. Mas que no fim convergiram em torno de um projeto maior que hoje é a Instituição mais estratégica do Oeste e Sudoeste do Paraná”, afirma o ex-reitor da Unioeste, Erneldo Schallenberger.

O Arcebispo Emérito de Maringá e residente em Toledo, Dom Anuar Battisti, comenta a alegria de celebrar os 30 anos da Unioeste. “Uma Instituição que ao longo de três décadas tem sido fundamental na formação de profissionais e pensadores comprometidos com o desenvolvimento humano e social. Me sinto honrado de ter feito parte dessa trajetória como professor do curso de Filosofia por cinco anos na então recém-nascida Facitol, onde via nos alunos esse anseio por conhecimento e transformação. A Unioeste não apenas forma profissionais, mas contribui para a construção de uma sociedade mais justa e consciente”.

“Neste momento dos 30 anos da Universidade, principalmente para nós que chegamos antes dessas três décadas e que temos um caminho trilhado antes disso, passa um filme em nossa cabeça e nesse filme eu vejo faculdades até certo ponto pacatas, mas com um grande sonho ao final dos anos 80 e início dos anos 90, uma meta que para muitos era um anseio até absurdo que era de construir uma Universidade longe dos grandes centros urbanos. Quero dizer que esse sonho que nos trouxe aqui não foi fácil, mas esse desejo de construir uma Universidade de qualidade, hoje é realidade”, diz o representante dos docentes homenageados, professor Silvio Antônio Colognese.

A representante dos agentes universitários homenageados, Estela Maris Bohnen, menciona algumas históricas vivenciadas ao longo desses 30 anos de Unioeste. “No primeiro Vestibular imprimimos as provas no mimeógrafo a tinta, sendo um período de muita chuva precisávamos tripla as goteiras a fim de proteger as provas, já a computação dos dados para se chegar à lista de classificação foi manual pelos funcionários e para mensurar a evolução tecnológica de lá para cá, contávamos com apenas dois aparelhos telefônicos instalados na Universidade”, comenta.

“Estou aqui há 43 anos e muito do que sei fazer e aprendi foi com a ajuda da Unioeste. Então cabe a mim fazer a gratidão, pois poucos agradecem a crítica, o bom senso, impedimento e argumento em uma universidade. Agradecer é um gesto de amplo discernimento. Sabe-se em princípio que não existe mérito sem trabalho, sucesso sem desempenho”, menciona a professora Edy das Graças Braum.

“Quando se fala em Unioeste todos já sabem que é uma grande Universidade. Quero agradecer o momento e cumprimentar os ex-professores, funcionários, alunos e a comunidade. Desejo que a Unioeste ultrapasse os tempos e séculos”, menciona o Representante do Conselho Estadual de Educação do Paraná, professor Flavio Vendelino Scherer.

SOBRE A UNIOESTE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná foi fundada em 1994, é multicampi, com campi localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além da Reitoria e do Hospital Universitário, também localizados na cidade de Cascavel.

A Instituição, que se estrutura com base no ensino, extensão e pesquisa, tem se destacado pela excelência acadêmica e pela formação de profissionais qualificados, neste ano atingiu a pontuação 5, nota máxima em avaliação realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC, se tornando a única estadual do Paraná a alcançar este resultado.

A Unioeste oferece 66 cursos de graduação distribuídos nos cinco campi, totalizando a formação de 10.615 profissionais. Além disso, outros 2.109 graduados estão matriculados nos cursos de mestrado ou doutorado da Unioeste.

Fonte: assessoria Unioeste