O técnico Jaime Lira, a artilheira Ingrid Jhonson e o presidente do TEC Carlos Alberto Dulaba, em registro feito na chegada da atacante a região Oeste. Foto: Divulgação

A atacante retorna do Uruguai como campeã do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-17

Por Fernando Braga

Na noite de sábado (19), a Seleção Brasileira foi campeã invicta do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-17, realizado em Montevidéu, no Uruguai.

Na final, disputada contra a Seleção da Colômbia, as jogadoras brasileiras aparentavam estar sob muita pressão para manter a invencibilidade da equipe e, talvez por isso, não conseguiram repetir o resultado dos outros jogos, onde ganharam de goleada, como os 05 x 00 contra o Paraguai, na primeira fase, seguidos pelos 06 x 00 sobre a Venezuela e os 08 x 00 contra o Chile.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Dessa vez, a vitória foi magra, com um único gol, marcado por Rhaíssa aos 30 minutos do segundo tempo. Esse resultado foi o suficiente para que o Brasil conquistasse o treta-campeonato Sul-Americano, finalizando a edição com chave de ouro. Com a melhor campanha da competição, a Seleção Brasileira precisava apenas de um empate para conquistar o título.

Com os resultados obtidos no Uruguai, as seleções do Brasil, da Colômbia e do Chile garantiram suas vagas para o Mundial da categoria, que será disputado na Índia em outubro.

O destaque da competição foi a atacante do TEC (Toledo Esporte Clube) Ingrid de Morais Jhonson, que surpreendeu em campo com sua habilidade e chamou a atenção de vários clubes mundo afora. Jogando desde os 15 anos no TEC, Jhonson está fazendo história.

Hoje, com 16 anos, ela joga na equipe principal do TEC -Toledo/Ouro Verde, equipe formada pela parceria entre as duas cidades, e representa o clube na Categoria Adulto. Seu talento para o futebol de campo revelou ser uma das maiores promessas do futebol feminino brasileiro.

No Campeonato Sul-Americano, a Seleção Brasileira conquistou o título invicta, sem sofrer nenhum gol. Além disso, nas sete partidas que disputou, marcou 33 gols nas equipes adversárias, dos quais nove foram feitos pela Jhonson: 01 contra a Argentina, 02 sobre a Bolívia, 02 contra o Paraguai, 02 sobre a Venezuela e 02 contra o Chile.

Com esse resultado, Jhonson sagrou-se a artilheira da competição e agora está de volta. Ela chegou nesta segunda-feira (21) em Ouro Verde do Oeste, onde está sediada a equipe feminina do TEC – Toledo/Ouro Verde, comandada pelo técnico Jaime Lira.

Na tarde desta terça-feira (22), a jogadora estará em Toledo, onde será recebida, a partir das 15h, no Estádio 14 de Dezembro, acompanhada pelo técnico Jaime Lira e também pelo presidente do Toledo Esporte Clube, Carlos Aberto Dulaba. Na ocasião, será concedida uma entrevista coletiva para a imprensa.

Ingrid Jhonson terá pela frente outros três compromissos em 2022. A partir de abril, estará defendendo o TEC no Campeonato Paranaense Sub-17. Em maio, entra em campo pelo Campeonato Brasileiro Adulto A3 e a partir de junho disputará o Campeonato Paranaense Adulto.

Embora seja cedo para obter a confirmação, Jhonson deve marcar presença no Mundial da Índia, em outubro, quando vestirá novamente a camisa da Seleção Brasileira.