Os atendimentos são realizados no Campus II da Unipar, no Centro. Foto: Gazeta de Toledo

Por Gercika Lisboa

A ação que vem sendo desenvolvida em Toledo, no Campus II da Unipar, é um trabalho que visa prestar o atendimento até os primeiros cinco dias de sintomas da Covid-19 para início de tratamento precoce com medicação recomendada pelos médicos. As consultas são totalmente gratuitas e funcionam com a participação de voluntários que se uniram em prol do bem da população.

Desde o início da campanha, em 12 de março, até esta quarta-feira (24), já foram mais de 600 pacientes atendidos juntamente com seus familiares, totalizado uma média de 2000 tratamentos.

Ao todo, uma equipe com 34 médicos voluntários ajuda nos atendimentos de forma presencial ou remota. Entretanto, o paciente precisa ir até o local para o atendimento. Além destes, 25 acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar) auxiliam nos agendamentos das consultas, juntamente com 5 professores assistentes. E da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que é uma das entidades responsáveis pela campanha, são 30 voluntários.

Edésio Reichert, representante dos empresários envolvidos na iniciativa, explica que “a parte das doações são administradas pela Associação Médica porque o dinheiro doado vai para a conta da associação, e o setor de compras da Acit realiza todas as compras de todos os materiais, inclusive que aqui são doados”. Até o presente momento, já foram recebidos mais de R$ 370 mil em doações para o projeto.

Edésio Reichert, durante entrevista para a Gazeta de Toledo. Foto: Reprodução/Vídeo

O objetivo dessa ação é tratar os primeiros sintomas para que o vírus não avance, evitando complicações da doença e a necessidade de internamento na rede hospitalar, para diminuir a lotação do sistema de saúde. Edésio salienta que a população precisa aprender a conviver com a Covid “nunca esquecendo dos cuidados, da higiene pessoal, de lavar as mãos, de usar a máscara” e complementa que é preciso “estar atento aos seus hábitos, dos seus familiares e das pessoas com quem ela convive, porque tudo isso ajuda a evitar que a doença chegue às pessoas”.

Dr. Wilson Hattori, representante da Associação Médica de Toledo (AMT), outra entidade responsável pela ação, explica que os pacientes atendidos podem receber o kit completo ou parcial, de acordo com o perfil apresentado durante a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao doente). Já os familiares que moram na mesma residência, receberão as doses preventivas de Ivermectina. Se o paciente tiver alguma patologia, ou em caso de mulheres grávidas, não é prescrita a medicamentação.

O médico comenta que os principais sintomas apresentados na busca do tratamento são “os sintomas compatíveis com uma síndrome gripal que seria do primeiro ao quinto dia, iniciando com dor de garganta, rouquidão, dor no corpo, dor de cabeça, eventualmente febre, tosse e diarreia”.

Dr. Wilson Hattori em entrevista à Gazeta de Toledo. Foto: Reprodução/Vídeo

Os casos de contaminação pelo Coronavírus aumentaram expressivamente após o feriado de Carnaval. Segundo dados do Boletim Epidemiológico do Coronavírus em Toledo, no dia 16 de fevereiro havia 935 casos ativos, evoluindo até o dia 28 do mesmo mês para 1786 casos ativos.

Coincidentemente ou não, a partir do dia do início da Campanha ‘Toledo contra a Covid-19’, os números dos casos ativos tiveram uma diminuição. No dia 14 de março, a quantidade de pacientes ativos foi de 1911 e uma semana depois, 1402 pessoas estavam ativas. Na última quarta-feira (24), havia apenas 1241 pacientes ativos.

Os atendimentos aos casos suspeitos de Covid-19 estão sendo realizados no Ginásio de Esportes da Unipar – Campus II, das 8h às 21h, todos os dias. Os agendamentos devem ser feitos por telefone nos contatos 45 98837-6161 e 45 98840-7575.

Quem quiser ajudar na campanha como voluntário, pode entrar em contato pelo telefone 45 3055-4649.

DADOS PARA DOAÇÃO:

Banco: 099 (Uniprime de Toledo)

CNPJ: 78.669.827/0001-80 (Associação Médica de Toledo)

Agência: 4101

Conta: 62.940-5

PIX: toledocontracovid19@gmail.com

Acompanhe na íntegra a Live feita no Facebook pela Gazeta de Toledo, que entrevistou Edésio Reichert e o Dr. Wilson Hattori:

https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/275295367504756