Seis organizações da sociedade civil de Toledo foram beneficiadas este ano com recursos de renúncia do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. Estas entidades, sem fins lucrativos, compõem a Rede Municipal de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente e, juntas, receberam R$ 919.995,20.

Chegou a época do ano que você pode fazer a diferença e garantir a sobrevivência dessas instituições. Segundo o Presidente do Sindicato dos Contadores de Toledo (SINCOESTE), Leandro Ramos, a meta da campanha deste ano é arrecadar, ao menos, um milhão de reais. Toledo tem potencial para contribuir bem mais que isso, mas este seria um valor que faria a diferença para as entidades beneficiadas. 

A Ação Social São Vicente de Paulo, Aldeia Infantil Betesda, Apae, Casa De Maria, Creche Ledi Maas e Hoesp contam com o envolvimento das pessoas e empresas na Campanha Legal. 

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança com o apoio da Prefeitura de Toledo, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), da Associação Profissional dos Contabilistas de Toledo, da Associação Toledana de Imprensa (ATI), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob – Oeste), da Uniprime – Pioneira do Paraná, da Câmara de Vereadores, e do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (Sincoeste), a iniciativa estimula contribuintes pessoa física e pessoa jurídica destinarem parte de seu imposto de renda para entidades que atendem o público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social.

Como participar

Pessoas Físicas que declaram Imposto de Renda e Pessoas Jurídicas que fazem isso baseados no “Lucro Real” podem destinar parte do imposto devido à Campanha Legal. A forma mais simples de fazer isso é avisar o contador responsável por sua Declaração de IR que tem esse desejo. O prazo é até dia 29 de dezembro de 2020 (mas não precisa deixar para a última hora). 

A  Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e coordenadora da Campanha, Ivone Laguna, faz um apelo para a comunidade: “Dezembro é um mês de encanto e magia devido ao Natal, as pessoas querem muito contribuir com pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e a Campanha Legal do Imposto de Renda é uma das formas de contribuir com crianças, adolescentes e suas famílias sem tirar dinheiro do bolso, apenas destinar a porcentagem do imposto de renda devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e as Entidades estarão aplicando esses recursos em suas ações com muita transparência e seriedade”.

O prefeito Lucio de Marchi enaltece o trabalho realizado pelas entidades. “Os serviços que estas organizações não governamentais realizam são serviços de interesse público tão relevantes como os realizados pelo Estado. Por isso, a administração municipal tem dado todo o suporte para que este belo trabalho continue e melhore ainda mais”, ressalta.

Beneficiados

Podem receber estes recursos projetos inscritos voltados à política de promoção, proteção, garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente e que cumpram as determinações previstas na Lei Federal nº 13.019/2014, a qual estabelece normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação