Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Caminhão tapa-buracos traz eficiência e rapidez na recuperação de vias em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A recuperação asfáltica em Toledo ganhou um reforço, qualificando os serviços prestados aos cidadãos. A aquisição de um caminhão equipado com uma unidade de conservação de pavimentos trouxe mais qualidade e eficiência aos antigos tapa-buracos. O investimento total foi de R $1.185.000,00 e já está operando na manutenção das vias urbanas e rurais do município.

Conforme o superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), Ascânio Butzge, os trabalhos, a partir da chegada do equipamento, se tornaram mais eficazes. “A primeira vantagem é a operacionalização. Conseguimos realizar a recuperação de uma via de forma pontual, realizando um trabalho com massa quente e que se torna imperceptível, sem trepidação ou elevações, pois a camada danificada é substituída por um asfalto novo”, explicou. 

Ascânio ainda completou dizendo que antes o remendo era realizado com asfalto frio, sem acabamento. “Ele durava até uma próxima chuva, pois gerava infiltração e novamente se tornava buraco”, explicou. Outra vantagem é a economia de recursos. “Antes, para fazer uma manutenção neste formado dependíamos de uma grande movimentação de equipamentos. Era preciso um caminhão para o transporte da massa, outro para recolher o que foi danificado, fresadora e diversos operadores. Hoje, cinco pessoas dão conta do trabalho”. 

Para o prefeito Beto Lunitti, os investimentos em estruturação servem para melhorar o serviço oferecido aos toledanos. Além disso, os equipamentos novos dão rapidez e geram economia, pois demandam menos manutenção. “Este caminhão é uma mini usina de asfalto. Conseguimos acelerar os tapa-buracos e diminuir o número de trabalhadores nesta função. Estes hoje podem atuar em outras frentes. A Emdur recebeu um grande investimento em seus equipamentos e isso também é valorizar o trabalhador”, disse.

Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real