Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara Técnica do POD aposta no fortalecimento dos pequenos negócios

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Câmara Técnica Ambiente dos Pequenos Negócios, que pertence ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) reuniu-se novamente terça-feira (22) para validar ações e avançar nas propostas elaboradas durante o workshop que reuniu de forma híbrida todos os setores do POD para traçar estratégias para o desenvolvimento territorial do Oeste no começo de junho.

De acordo com a coordenadora do Câmara Técnica Ambiente dos Pequenos Negócios, Elisangela Rosa, um dos primeiros exercícios desta retomada dos trabalhos será a identificação das necessidades do território e em especial às potencialidades. “Depois de detalhar essas etapas, o próximo passo será ampliar os debates e estudos envolvendo outras pessoas e parceiros que de alguma forma possam auxiliar no processo de desenvolvimento e expansão das propostas”, declara a coordenadora.

Para a coordenadora, o momento requer um diálogo ampliado com os setores e uma visão estratégica que possa otimizar os resultados. “Atrair novas pessoas para pensar esse desenvolvimento territorial é sempre um processo de enriquecer e promover de forma ampla e plural todas as potencialidades que possam ser utilizadas como ferramentas para vencer os desafios regionais para o desenvolvimento econômico sustentável”, afirma.

Um dos desafios, segundo Elisangela, é sinalizar a exata importância dos pequenos negócios para o Desenvolvimento Territorial. “Quando existe essa compreensão, o processo fica muito mais dinâmico e assertivo. Possibilitar que cada um dos entes saiba exatamente sua importância e papel é fundamental para que novas ideias e posicionamentos possam provocar a construção que sinalizamos para esse novo tempo”, descreve.

Outras conquistas – Desde 2017 compondo o Programa Oeste em Desenvolvimento, a Câmara Técnica Ambiente dos Pequenos Negócios contribui de forma efetiva para o desenvolvimento regional. Desde sua criação, uma das principais pautas foi direcionada a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que implementada aos municípios rendeu importantes debates e alterações provocadas pela ação da Câmara Técnica de Pequenos Negócios. Elisangela Rosa lembra que muitos pontos da Lei Geral era de cunho territorial e exigiu um amplo trabalho de articulação que trouxe como resultado ações de compra, crédito, inovação e especialmente esclarecimentos de como a política pública está interligada e cria possibilidades para os pequenos negócios.

Além disso, a CT também contribuiu no processo de simplificação de desburocratização, fomentando a Educação Empreendedora na Região Oeste – Programa Oeste em Desenvolvimento. Pra a Executiva do POD Lara Beatrice Biezus, este modelo de atuação permite que todas as lideranças se sintam pertencendo e sejam convidadas a engajar-se ao propósito do POD enxergando o desenvolvimento do seu próprio território na prática. “O desenvolvimento regional com o POD, acontece através do engajamento e ações das lideranças que compõem o programa; as Câmaras Técnicas são ambientes propícios para deliberações e encaminhamentos que entreguem os resultados prospectados para a região. A partir do Workshop de Planejamento do Programa, atualizamos as prioridades estratégicas de atuação regional que se transformaram em seis Câmaras Técnicas, que são um modelo de operação”, conclui Lara.

Fonte: Assesoria de Comunicação do POD

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real