A Câmara de Toledo vai realizar audiência no dia 14 de abril, sexta-feira, às 18h30, para discutir a violência e a segurança das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil de Toledo). O tema foi levantado em reunião da CEC (Comissão da Educação, Cultura e Desporto), na manhã de quinta-feira, dia 6, a partir da tragédia ocorrida em Blumenau, onde quatro crianças entre 4 e 7 anos foram mortas na creche Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha, na quarta-feira, dia 5.
A CEC é integrada pelos vereadores Marcelo Marques, presidente; Leoclides Bisognin, secretário; Geraldo Weisheimer, vice-presidente; e membros Valdir Rossetto e Professor Oséias. Para a reunião foi convidado o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, major Christian Goldoni, além do diretor de Segurança da Guarda Municipal, Edson de Sousa, com a presença ainda de Thiago Augusto da Silva, secretário do Centro Comunitário do Jardim Bressan e pai de criança no CMEI Hilda Angela de Marchi. A secretária da Educação Marli Gonçalves também foi convidada, mas já tinha outra agenda.
O secretário Christian Goldoni disse que neste momento é importante deixar claro à sociedade que tem ações programadas e já sendo executadas, e que diante do ocorrido serão aceleradas e priorizadas. “Alguns projetos estão sendo adiantados para adequar bem esta parte da segurança escolar”, disse o major da Polícia Militar que responde pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. As medidas incluem o videomonitoramento, que já está sendo instalado, com a comunidade e Acit, e que passarão a ter ações adiantadas, além da colocação de câmeras próximo aos colégios e a criação da Patrulha Escolar Municipal. Goldoni disse que a pasta já tinha o projeto e com a adoção do novo sistema do EstaR (Estacionamento Regulamentado), os guardas do EstaR serão remanejados para a Patrulha Escolar a partir da semana que vem.
Goldoni anunciou ainda a implantação de portão eletrônico na entradas das escolas, sendo que onde já tem o sistema será melhorado e onde não tem será instalado. Além disso, o secretário anunciou que com apoio da Secretaria de Tecnologia pretende adotar um QR Code para cada aluno, pelo qual os pais poderão verificar onde está a criança. Outra medida seria adaptar o sistema de “Botão do Pânico” adotado na Lei Maria da Penha para as escolas, que teriam um recurso de emergência para pedir ajuda.
O major Goldoni disse que o ocorrido em Blumenau é uma tragédia imensurável, pois perder uma vida humana não tem como estimar o valor. Goldoni disse que já mantém conversa com a secretária Marli Gonçalves para que qualquer telefone possa implantar o sistema para uso em caso de emergência.
A reunião da Comissão da Educação, Cultura e Desporto contou também com a participação dos vereadores Jozimar Polasso e Olinda Fiorentin, além de assessores, servidores e estagiários, entre outros.
Segurança e Mobilidade Urbana
O major Christian Goldoni assumiu a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana em janeiro em substituindo o antigo titular que faleceu, o policial federal aposentado Arthur Rodrigues de Almeida. Goldoni é membro da diretoria da Escola Raio de Sol para Surdos e Mudos, onde atua como colaborador voluntário, além de auxiliar em eventos da APAE de Assis Chateaubriand, município onde também é membro do Conselho de Saúde. É Presidente da Associação de Tiro Assis Chateaubriand (ATAC), onde atua como instrutor de Armamento e Tiro atendendo à pessoas da comunidade e região, além de ser instrutor de Habilitação e Nivelamento para a Polícia Militar, com ênfase em especial aos Batalhões da PM da área de fronteira. Foi presidente do Conselho de Segurança (CONSEG) de Assis Chateaubriand na gestão de 2020 a 2022.
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Toledo