Foto: Sadi Nunes

Em uma breve conversa com o diretor da Câmara Municipal de Toledo, Rodrigo Antoniassi, assim como com Dr. Eduardo Hoffmann, eles me lembraram do projeto que vai regulamentar e implantar o ‘Parlamento Jovem’ no Legislativo de Toledo.

Parlamento Jovem em Toledo

Assisti na sessão ordinária do último dia 15 de agosto, no espaço ‘Tribuna Livre’, a apresentação dos jovens parlamentares eleitos, estudantes que representaram o Colégio Estadual Cívico-Militar Antônio José Reis e o Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, e reconheço que será um grande marco para a nossa “democracia”.

Parlamento Jovem em Toledo I

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Estavam presentes representantes do Núcleo Regional de Educação de Toledo, os estudantes eleitos vereadores mirins dos dois colégios participantes, professores do Componente Curricular de Cidadania e Civismo, além da direção dos colégios citados acima.

Parlamento Jovem em Toledo II

O projeto ‘Parlamento Jovem’ tem por objetivo promover o exercício da cidadania e despertar nos estudantes o interesse pela participação política e pelo processo democrático. Para isso, propõe a vivência de um pleito eleitoral e de um mandato legislativo. Estes já realizaram as etapas, no âmbito do Componente Curricular de Cidadania e Civismo, do processo eleitoral de escolha e votação dos candidatos por meio de umas eletrônicas cedidas pelo Fórum Eleitoral de Toledo.

Parlamento Jovem em Toledo III

O TRE realizou a diplomação dos estudantes eleitos no dia 28 de julho de 2022, restando a etapa seguinte, que é a posse e a vivência do exercício do mandato de vereador mirim, etapa essa, que já se encontra em fase de regulamentação na Câmara de Toledo, como me enfatizou Dr. Eduardo Hoffmann.

Câmara Municipal de Toledo. Foto: Carlos Rodrigues

Lei obriga contratações via Sine de Toledo

Foi publicada a Lei nº 2484, que obrigam às cessionárias, permissionárias e terceirizadas de serviços públicos do Município de Toledo a contratação de seus trabalhadores através da Agência do Trabalhador, quando houver mão de obra disponível. As empresas concessionárias, permissionárias e terceirizadas de serviços públicos municipais ficam obrigadas a consultar o banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (SINE) – Agência do Trabalhador de Toledo.

Lei obriga contratações via Sine de Toledo I

Realizada a consulta, quando as vagas disponíveis não puderem ser preenchidas por aquelas apresentadas pela Agência do Trabalhador de Toledo, as empresas poderão contratar os trabalhadores por outro meio.

Pode pegar fogo

Outro ato que atenderá importante demanda do Município de Toledo foi a homologação docontrato referente aos serviços de adequação do sistema de prevenção contra incêndio do Paço Municipal Alcides Donin. O ato contou com a presença de representantes de vários setores da administração municipal e da RA Engenharia Elétrica (via videoconferência), empresa londrinense que executará o projeto ao valor de R$ 319.385,39. 

Pode pegar fogo I

“Nossa gestão, em cada assinatura de contrato, tem adotado a postura de conversar com o fornecedor para tirar dúvidas e assegurar que as cláusulas contidas no contrato, sobretudo em relação a pagamentos e prazos, serão cumpridas de parte a parte”, explicou o prefeito Beto Lunitti.