Schiavinato, ao lado da esposa Marlene, do vereador Lucio e sua esposa Rosângela, exibe a homenagem da Câmara de Toledo. Foto: Decom/CMT

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou a morte do deputado federal José Carlos Schiavinato, destacando sua atuação ao longo da vida e mais recentemente e sua contribuição para uma visão de futuro de Toledo. “Ele sempre se dedicou à vida pública, a vida inteira dele”, destacou Bisognin, que foi colega de Schiavinato como secretário na gestão Albino Corazza de 1983 a 88. O presidente da Câmara destaca porém a participação de Schiavinato, já como deputado federal, na composição da chapa única à Mesa Diretora do Poder Legislativo, abrindo espaço aos vários partidos e unindo as diversas correntes. “Houve uma participação grande dele, dando apoio a essa ideia, conversamos diversas vezes”, revela Leoclides Bisognin, destacando esta visão que José Carlos Schiavinato tinha sobre Toledo e sua importância para o município.

“Ele foi o cara que conversou com todos os vereadores para termos uma política diferente, esquecer as rivalidades partidárias e depois das eleições pensar a política de Toledo, por isso se fez esta conversação e se chegou a essa composição da Mesa”, revela o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, que lamentou o falecimento de Schiavinato mas destacou sua contribuição anterior e a recente. “A gente espera que isto que ele começou lá atrás se dê continuidade, porque ele estava pensando não em política partidária, mas em Toledo e no seu futuro”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin. O Poder Legislativo de Toledo, além de acompanhar o luto oficial de três dias decretado pelo prefeito Beto Lunitti, também definiu pela realização na quinta-feira, dia 15 de abril, de ponto facultativo em função das homenagens previstas em Toledo ao deputado federal e ex-prefeito e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato.

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) estava internado desde o dia 3 de março no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, devido à Covid-19. que acabou causando a sua morte na noite de terça-feira, dia 13 de abril. Ele estava na UTI desde o dia 10 de março, sedado em ventilação mecânica, curado do vírus, mas enfrentando as consequências da Covid-19. Com seu estado grave, ele não chegou a saber da morte da esposa, Marlene, que faleceu no último dia 12 de março, em decorrência de um câncer e também da Covid-19. 

José Carlos Schiavinato, 66 anos, foi homenageado pela Câmara de Toledo com o Título de Cidadania Honorária em 11 de dezembro de 2013 (veja foto abaixo), juntamente com o então diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich. Na mesma data foi entregue ainda o título de cidadão honorário de Toledo ao ex-ministro da Agricultura Luís Fernando Cirne Lima, além da Medalha Willy Barth a Michelle Okano Anzanello, Niulton Pegoraro e Wilson José Reis, o “Mineiro” . Schiavinato era casado com Marlene da Silva Schiavinato, falecida dia 12 de março de complicações da Covid-19 quando tratava de câncer. O casal deixa os filhos Rafael e Leandro, duas noras e seis netos.

Biografia resumida de José Carlos Schiavinato

IMG_8563a.jpg

José Carlos Schiavinato, 66 anos, nasceu em Iguaraçu – PR em 12 de setembro de 1954, tendo como pais Armando Schiavinato e Ignez Martin Schiavinato. Em dezembro de 1977, formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, exercendo a função de secretário de Obras Públicas no Município de Umuarama em 1978/1979 e vindo para Toledo no final de 1979, quando ingressou no serviço público municipal. Teve participação destacada em conselhos e entidades, bem como ocupou diversos cargos exercidos com sabedoria e diligência, respeitando todo o conjunto de normas e regras. Schiavinato foi Inspetor e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA/PR); secretário de Obras Públicas no Município de Umuarama em 1978/1979; um dos Fundadores e membro do Conselho Curador da Fundação Municipal de Ensino Superior de Toledo (FUMEST), entidade mantenedora da então FACITOL; Fundador e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT); Membro titular dos Conselhos de Desenvolvimento de Toledo, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) e Emdur Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo; Foi Gerente de Operações dos projetos Cura, Produrb, Pedu e Paraná Urbano em Toledo.

Ingressou no quadro de servidores do município de Toledo em dezembro de 1979, tendo ocupado em 33 anos as seguintes funções: – Chefe do Serviço Rodoviário, Diretor Técnico da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (1985/1994) , Secretário de Viação e Obras Públicas e Secretário de Desenvolvimento Urbano (1989/1991), coordenador de Planejamento (1995/1996) e Secretário do Planejamento Estratégico (1997/2004).

Como servidor de carreira do Município de Toledo entre dezembro de 1979 e dezembro de 2004 participou da elaboração, viabilização e execução de inúmeras obras, com destaque para a construção dos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal, com a implantação do Centro Cívico Tancredo Neves, Centro de Piscicultura, Estádio Municipal 14 de Dezembro, mais de 25 escolas, Mini-Hospital da Vila Pioneiro, quatro postos de saúde, mais de dois milhões de metros quadrados de pavimentação asfáltica, diversos ginásios e espaços esportivos, Terminal Urbano de Passageiros, revitalização do centro da cidade, urbanização de bairros e distritos, reforma e ampliação do Aeroporto Municipal, Parque Ecológico, Usina do Conhecimento, Kartódromo Municipal, Casa de Maria, Parque Ambiental do Rio Toledo, centros comunitários, creches, quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Teatro Municipal e Centro de Eventos Ismael Sperafico, entre outros.

Eleito prefeito do Município de Toledo em outubro de 2004, exerceu a função de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, sendo reeleito prefeito do Município de Toledo em outubro de 2008, tendo exercido a função de janeiro 2009 a dezembro de 2012. Foram muitas obras realizadas nas duas gestões, elevando os níveis de desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população toledana, com praças renovadas e novos espaços construídos, como o Parque Temático das Águas, Parque do Povo, além da pavimentação rural, maior programa habitacional de Toledo, Orçamento do Povo, projeto Florir Toledo, o Peladão, Mãe Toledana, novos CEMEIs, CERTIs, a Cozinha Social e os Restaurantes Populares. Obras como estas, dentre tantas, dinamizaram a administração pública alcançando da criança ao idoso.

O Projeto de Lei n° 227, da Mesa Diretora da Câmara, que propôs a concessão da cidadania honorária toledana a José Carlos Schiavinato, destaca sua dedicação na atuação em Toledo. “Este ínclito cidadão, merece este título como reconhecimento do seu trabalho. Aguardamos a deliberação soberana do Plenário desta Casa de Leis para confirmação do ato, que culminará com a outorga, mediante lei, da homenagem no próximo mês de dezembro, acolhendo, assim, indicação dirigida à Câmara Municipal pelo Vereador Lucio de Marchi”, assinala o documento apresentado à Câmara Municipal de Toledo em 7 de novembro de 2013 pela Mesa Diretora e aprovado por unanimidade.

IMG_8712a.jpg

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Toledo