Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara lamenta perda e destaca visão de Toledo de Schiavinato

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou a morte do deputado federal José Carlos Schiavinato, destacando sua atuação ao longo da vida e mais recentemente e sua contribuição para uma visão de futuro de Toledo. “Ele sempre se dedicou à vida pública, a vida inteira dele”, destacou Bisognin, que foi colega de Schiavinato como secretário na gestão Albino Corazza de 1983 a 88. O presidente da Câmara destaca porém a participação de Schiavinato, já como deputado federal, na composição da chapa única à Mesa Diretora do Poder Legislativo, abrindo espaço aos vários partidos e unindo as diversas correntes. “Houve uma participação grande dele, dando apoio a essa ideia, conversamos diversas vezes”, revela Leoclides Bisognin, destacando esta visão que José Carlos Schiavinato tinha sobre Toledo e sua importância para o município.

“Ele foi o cara que conversou com todos os vereadores para termos uma política diferente, esquecer as rivalidades partidárias e depois das eleições pensar a política de Toledo, por isso se fez esta conversação e se chegou a essa composição da Mesa”, revela o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, que lamentou o falecimento de Schiavinato mas destacou sua contribuição anterior e a recente. “A gente espera que isto que ele começou lá atrás se dê continuidade, porque ele estava pensando não em política partidária, mas em Toledo e no seu futuro”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin. O Poder Legislativo de Toledo, além de acompanhar o luto oficial de três dias decretado pelo prefeito Beto Lunitti, também definiu pela realização na quinta-feira, dia 15 de abril, de ponto facultativo em função das homenagens previstas em Toledo ao deputado federal e ex-prefeito e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato.

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) estava internado desde o dia 3 de março no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, devido à Covid-19. que acabou causando a sua morte na noite de terça-feira, dia 13 de abril. Ele estava na UTI desde o dia 10 de março, sedado em ventilação mecânica, curado do vírus, mas enfrentando as consequências da Covid-19. Com seu estado grave, ele não chegou a saber da morte da esposa, Marlene, que faleceu no último dia 12 de março, em decorrência de um câncer e também da Covid-19. 

José Carlos Schiavinato, 66 anos, foi homenageado pela Câmara de Toledo com o Título de Cidadania Honorária em 11 de dezembro de 2013 (veja foto abaixo), juntamente com o então diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich. Na mesma data foi entregue ainda o título de cidadão honorário de Toledo ao ex-ministro da Agricultura Luís Fernando Cirne Lima, além da Medalha Willy Barth a Michelle Okano Anzanello, Niulton Pegoraro e Wilson José Reis, o “Mineiro” . Schiavinato era casado com Marlene da Silva Schiavinato, falecida dia 12 de março de complicações da Covid-19 quando tratava de câncer. O casal deixa os filhos Rafael e Leandro, duas noras e seis netos.

Biografia resumida de José Carlos Schiavinato

IMG_8563a.jpg

José Carlos Schiavinato, 66 anos, nasceu em Iguaraçu – PR em 12 de setembro de 1954, tendo como pais Armando Schiavinato e Ignez Martin Schiavinato. Em dezembro de 1977, formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, exercendo a função de secretário de Obras Públicas no Município de Umuarama em 1978/1979 e vindo para Toledo no final de 1979, quando ingressou no serviço público municipal. Teve participação destacada em conselhos e entidades, bem como ocupou diversos cargos exercidos com sabedoria e diligência, respeitando todo o conjunto de normas e regras. Schiavinato foi Inspetor e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA/PR); secretário de Obras Públicas no Município de Umuarama em 1978/1979; um dos Fundadores e membro do Conselho Curador da Fundação Municipal de Ensino Superior de Toledo (FUMEST), entidade mantenedora da então FACITOL; Fundador e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT); Membro titular dos Conselhos de Desenvolvimento de Toledo, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) e Emdur Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo; Foi Gerente de Operações dos projetos Cura, Produrb, Pedu e Paraná Urbano em Toledo.

Ingressou no quadro de servidores do município de Toledo em dezembro de 1979, tendo ocupado em 33 anos as seguintes funções: – Chefe do Serviço Rodoviário, Diretor Técnico da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (1985/1994) , Secretário de Viação e Obras Públicas e Secretário de Desenvolvimento Urbano (1989/1991), coordenador de Planejamento (1995/1996) e Secretário do Planejamento Estratégico (1997/2004).

Como servidor de carreira do Município de Toledo entre dezembro de 1979 e dezembro de 2004 participou da elaboração, viabilização e execução de inúmeras obras, com destaque para a construção dos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal, com a implantação do Centro Cívico Tancredo Neves, Centro de Piscicultura, Estádio Municipal 14 de Dezembro, mais de 25 escolas, Mini-Hospital da Vila Pioneiro, quatro postos de saúde, mais de dois milhões de metros quadrados de pavimentação asfáltica, diversos ginásios e espaços esportivos, Terminal Urbano de Passageiros, revitalização do centro da cidade, urbanização de bairros e distritos, reforma e ampliação do Aeroporto Municipal, Parque Ecológico, Usina do Conhecimento, Kartódromo Municipal, Casa de Maria, Parque Ambiental do Rio Toledo, centros comunitários, creches, quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Teatro Municipal e Centro de Eventos Ismael Sperafico, entre outros.

Eleito prefeito do Município de Toledo em outubro de 2004, exerceu a função de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, sendo reeleito prefeito do Município de Toledo em outubro de 2008, tendo exercido a função de janeiro 2009 a dezembro de 2012. Foram muitas obras realizadas nas duas gestões, elevando os níveis de desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população toledana, com praças renovadas e novos espaços construídos, como o Parque Temático das Águas, Parque do Povo, além da pavimentação rural, maior programa habitacional de Toledo, Orçamento do Povo, projeto Florir Toledo, o Peladão, Mãe Toledana, novos CEMEIs, CERTIs, a Cozinha Social e os Restaurantes Populares. Obras como estas, dentre tantas, dinamizaram a administração pública alcançando da criança ao idoso.

O Projeto de Lei n° 227, da Mesa Diretora da Câmara, que propôs a concessão da cidadania honorária toledana a José Carlos Schiavinato, destaca sua dedicação na atuação em Toledo. “Este ínclito cidadão, merece este título como reconhecimento do seu trabalho. Aguardamos a deliberação soberana do Plenário desta Casa de Leis para confirmação do ato, que culminará com a outorga, mediante lei, da homenagem no próximo mês de dezembro, acolhendo, assim, indicação dirigida à Câmara Municipal pelo Vereador Lucio de Marchi”, assinala o documento apresentado à Câmara Municipal de Toledo em 7 de novembro de 2013 pela Mesa Diretora e aprovado por unanimidade.

IMG_8712a.jpg

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real