Foto: assessoria

A Câmara de Toledo entregou nessa sexta-feira, 14, em solenidade, a moções de aplausos aos policiais civis da 20a Subdivisão Policial por ações no combate ao tráfico de drogas e resgate da garota de 14 anos sequestrada. Foram homenageados o delegado-chefe da 20a Subdivisão Policial, Alexandre Macorin, o delegado Fábio Chrystopher Freire Quirino, o delegado Rodrigo Batista dos Santos, o superintendente Antonio da Costa Filho, o escrivão Ronaldo Pereira da Luz e os agentes de polícia judiciária Jackson Antonio Longen e Jean Gustavo Gonçalves. A homenagem foi proposta pelos vereadores Genivaldo Paes e Valdomiro Bozó.

No agradecimento, o delegado Macorin destacou a integração diferenciada da Polícia Civil com a Polícia Militar e Guarda Municipal em Toledo e anunciou a designação de um novo delegado para a 20a SDP, dando início à implantação da Delegacia de Homicídios de Toledo. Macorin lembrou ainda a investigação do desaparecimento e o momento em que surgiu uma luz no caso quando os policiais estavam exaustos e temendo pela vida da refém, sendo então montada a força-tarefa que localizou e resgatou a garota em Santa Catarina. O delegado agradeceu a toda a sua equipe, lembrou a passagem dos seus 30 anos na Polícia Civil e anunciou a promoção dos dois policiais e a licitação para a implantação da Delegacia Cidadã em Toledo, lembrando que a sede da 20a SDP atualmente está num prédio de 1981, quando Toledo tinha menos de 100 mil habitantes.

Foto: assessoria

Adolescente desaparecida

Outra moção foi proposta aos policiais pelo caso da adolescente de 14 anos, residente em Toledo, que foi sequestrada e resgatada em Ermo, município do sudeste de Santa Catarina. A adolescente estava desaparecida desde o dia 14 de maio e a família não teve qualquer contato com ela. A suspeita de sequestro veio após as investigações terem chegado a conversas suspeitas no jogo online Free Fire. Através do trabalho de investigação, a Polícia resgatou a garota 18 dias após seu desaparecimento.

A adolescente foi resgatada em uma operação conjunta entre as Polícias Civis do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na tarde de 1º de junho, sábado. Um homem, de 42 anos, foi preso e encaminhado ao Presídio de Araranguá, também no sudeste de Santa Catarina.

As investigações incluíram quebra de sigilo telemático e revelaram contatos através do jogo Free Fire. Também apontaram que o suspeito que tinha em sua ficha criminal um sequestro no Rio Grande do Sul em 2017 alugou um carro em Porto Alegre e que esteve em Toledo entre 4h30 e 5h30 na data do desaparecimento da adolescente. As ações mobilizaram, além da Polícia Civil de Toledo, a Draco-Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, o Tigre-Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial, a Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Civil de Canoas.  

Policial baleado

No dia 11 de dezembro de 2023, os policiais civis Osmar Bordignon e Rodrigo Jones Hech foram cumprir dois mandados de prisão contra um acusado, por homicídio e tentativa de homicídio. Durante a ação contra o tráfico de drogas no Jardim Coopagro houve um tiroteio e um agente foi atingido no ombro, sendo socorrido e encaminhado para atendimento médico. O delegado Macorin destacou que o suspeito foi preso com vida e lembrou as esposas e esposos e famílias de policiais.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores