Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater título de “Capital Nacional da Proteína Animal” para Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: arquivo/Fabio Ulsenheimer/Secom

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (10), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 2.298/2024, que propõe conceder ao município de Toledo o título de “Capital Nacional da Proteína Animal”.

O debate ocorrerá às 15h, no Plenário 6 do Anexo II, em Brasília, e atende ao Requerimento nº 246/2025, de autoria do deputado federal Dilceu Sperafico (PP/PR). O parlamentar argumenta que Toledo se destaca nacionalmente pela força de sua cadeia produtiva de carnes e derivados, sendo referência em tecnologia, volume de produção e inovação no setor.

Para discutir o mérito do projeto, foram convidados o prefeito Mário Constenaro – que será representado pelo secretário Municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle, assim como o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Cristiano Dall’Oglio da Rocha. A chancela de “Capital Nacional da Proteína Animal” busca formalizar este reconhecimento e fortalecer a visibilidade do município no cenário econômico brasileiro.

Por lei estadual, Toledo já é reconhecida como Capital do Agronegócio do Paraná. Nas granjas de suinocultura estão alojados perto de 1 milhão de animais, e na avicultura o plantel estático é de aproximadamente 11 milhões de cabeças, demonstrando altos índices de produtividade nestas duas atividades. Na tilapicultura o município integra um quadro regional de produção em larga expansão. Já na bovinocultura leiteira, a produção atinge 59 milhões de litros/ano.

Toledo também é forte na produção de grãos – 525 mil toneladas de milho e 230 mil toneladas de soja (2023) – que impulsiona todas as cadeias produtivas de proteína animal. Essa força do agronegócio gera impactos positivos desde a construção civil (novas granjas), assim como a indústria de equipamentos para suas instalações, a transformação da matéria prima e movimenta o setor de transportes, entre outras áreas geradoras de empregos.

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Marcelo da Rosa o influencer “Solitário”, emite nota de esclarecimento.

Cotações em tempo real