Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara de Vereadores de Toledo retoma sessões nesta segunda-feira com pauta extensa e 17 parlamentares

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano – Câmara de Toledo

Primeira Sessão Ordinária de 2026 será realizada no Plenário Edílio Ferreira, a partir das 14h

A Câmara Municipal de Toledo retoma oficialmente os trabalhos legislativos de 2026 nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, com a realização da Primeira Sessão Ordinária da II Sessão Legislativa da XVIII Legislatura. A sessão acontece a partir das 14h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, sede do Legislativo municipal.

Mesmo após os afastamentos dos vereadores Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), no dia 5 de agosto, de 2025, por suposto ato de corrupção, a Câmara segue com sua composição completa de 17 vereadores, mantendo o funcionamento normal das atividades parlamentares.

A retomada das sessões marca o início de um novo período de debates, votações e encaminhamentos de projetos considerados estratégicos para o município, com uma pauta extensa já na primeira sessão do ano.

Projetos em pauta

Durante o Pequeno Expediente, serão apresentados diversos Projetos de Lei, a maioria de autoria do Poder Executivo, abordando temas como políticas públicas para idosos, contribuições de melhoria, operações de crédito, regularização de áreas públicas e investimentos em entidades sociais.

Entre os destaques está o Projeto de Lei nº 1/2026, que trata da implementação do Programa de Apoio a Grupos de Idosos legalmente constituídos no Município de Toledo, reforçando ações voltadas à terceira idade.

Também chamam atenção os projetos que autorizam o município a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, com garantia da União, por meio de programas voltados à infraestrutura e saneamento, como o FINISA.

Outros projetos tratam da afetação de áreas públicas em diferentes loteamentos da cidade, como Casa Branca, Pigozzo, Golden Ville, Padre Patuí I e Ansolin, além da liberação de encargos de imóvel doado à Primato Cooperativa Agroindustrial.

Na pauta de autoria parlamentar, destaque para o Projeto de Lei nº 8/2026, da vereadora Professora Marli, que propõe a obrigatoriedade de apresentação de certidão de antecedentes criminais por profissionais que atuam com crianças e adolescentes, e para o Projeto de Lei nº 16/2026, do vereador Jairo Cerbarro, que declara de utilidade pública municipal a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA.

Grande Expediente e uso da tribuna

No Grande Expediente, os 17 vereadores estão inscritos para uso da tribuna, em ordem previamente definida, entre eles Bruno Radunz, Chumbinho Silva, Gabriel Baierle, Olinda Fiorentin, Professora Marli, Professor Oseias, Ricardo Santos, Roberto de Souza, Sergio Japonês e demais parlamentares.

A expectativa é de que os discursos abordem prioridades para o ano legislativo, demandas da comunidade e posicionamentos políticos neste início de trabalhos.

Comunicações parlamentares e lideranças

A sessão também contará com o espaço destinado às Comunicações Parlamentares, envolvendo as lideranças partidárias e de blocos. Entre os líderes estão:

  • Chumbinho Silva, líder de Governo
  • Katchi Nascimento, vice-líder de Oposição
  • Marcos Zanetti, líder do Bloco Renovação e Trabalho
  • Olinda Fiorentin, vice-líder do Bloco Pra Frente Toledo
  • Professor Oseias, líder do Bloco Toledo Democracia e Progresso

Com a retomada das sessões, a Câmara de Toledo dá início oficialmente ao calendário legislativo de 2026, com uma agenda carregada de projetos e debates que devem impactar diretamente o desenvolvimento do município.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real