Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara de Toledo vota PL que incentiva a doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O PL nº 08, de autoria do vereador Chumbinho Silva, pretende sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos para entidades

A Câmara de Toledo apreciou em primeiro turno na sessão ordinária desta de segunda-feira (20/03), o Projeto de Lei n° 8, do vereador Chumbinho Silva, que trata do incentivo à doação de cabelos aos pacientes de câncer. O PL ainda precisa ser aprovado em segundo turno para posteriormente ser sancionado.

O PL n° 8 “institui o Programa de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer” e foi apresentado pelo vereador Chumbinho Silva em 24 de janeiro. Ele visa sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos, para que organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos produzam perucas, que serão distribuídas gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer.

O câncer é amplamente relacionado a um grupo de várias doenças, decorrentes de células anormais, que podem ocorrer em qualquer local do organismo humano, lembra a justificativa da proposição do vereador Chumbinho Silva. A proposição lembra ainda que a doença afeta pessoas de qualquer idade, sexo, raça, etnia e condição financeira e por isso propõe promover solidariedade para com o próximo, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor provocada pelo câncer e recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento através da doação de cabelos. Para isso prevê que as perucas confeccionadas a partir das arrecadações do programa instituído por esta lei também poderão ser destinadas à rede de hospitais especializados em tratamento de pacientes com câncer e entidades localizadas no Município de Toledo ou em outras localidades.

“A queda de cabelo, cientificamente chamada de alopecia, ocorre em razão de a quimioterapia afetar, principalmente, células que se multiplicam com frequência, como as do sistema capilar”, aponta o Projeto de Lei n° 8.

A proposição também lembra em sua justificativa que os tipos de câncer que exigem um tratamento mais forte, como o de mama, as leucemias e os linfomas, são, muitas vezes, combatidos com remédios que ocasionam ainda mais queda capilar. “Entre tantas inquietações que passam pela mente a partir da confirmação do diagnóstico e da definição de tratamento, uma delas a encarar a perda de cabelos”, aponta a justificativa. Ela lembra que isso muitas vezes ocasiona o constrangimento do paciente tratado e afeta, principalmente, as pacientes do sexo feminino.

“Ao enfrentar esse processo natural, as mulheres, principalmente, se sentem desanimadas, mas o tratamento não precisa interferir na sua vontade de explorar o seu novo visual, no prazer de se arrumar e se sentir bonita”, afirma a justificativa, lembrando que perucas podem ter alto custo, mas são importantes para os pacientes, pois afeta diretamente o seu estado psicológico e a qualidade de vida, sendo necessário buscar alternativas para enfrentar a queda dos fios. “Afinal, perder cabelo não significa perder a vaidade. É nesse momento que lenços, chapéus e perucas estarão à disposição”, aponta o Projeto de Lei n° 8, concluindo que “a peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima, e, consequentemente, da força para lutar contra a doença”.

Com informações da Comunicação da Câmara de Toledo.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real