Na tarde dessa segunda-feira (9), a Câmara de Toledo promoveu a 2ª Sessão Ordinária, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. Em primeiro turno, os vereadores aprovaram um projeto de incentivo à doação de órgãos, tecidos e medula óssea. Todos os parlamentares também votaram pela concessão do título de utilidade pública para a Associação Batista de Ação Social de Toledo (ABAST) e para a Associação Recreativas da Suinocultura (ARES). Um recurso foi rejeitado.
Programa Vidas Gerando Vidas
De autoria do vereador Chumbinho Silva (PP), o Projeto de Lei n° 208/2025 “dispõe sobre a instituição do Programa Vidas Gerando Vidas, voltado ao incentivo à doação de órgãos, tecidos e medula óssea no Município de Toledo”.
O objetivo da matéria é incentivar ações de conscientização sobre a doação de órgãos, tecidos e medula óssea, nos limites da atuação legislativa municipal e das competências do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O texto estabelece a possibilidade do desenvolvimento de campanhas educativas, ações de sensibilização e atividades de articulação com a Central Estadual de Transplantes (CET) e o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME). Conforme a disponibilidade orçamentária, o Município poderá destinar recursos e apoio institucional para adesão de cidadãos aos registros oficiais de doadores. Em primeiro turno, o PL foi aprovado por unanimidade.
Utilidade pública
Os parlamentares aprovaram dois projetos para conceder o título de utilidade pública a entidades locais. Através do PL n° 218/2025, a vereadora Professora Marli (MDB) propõe ofertar o título à Associação Batista de Ação Social de Toledo (ABAST). A Associação Recreativas da Suinocultura (ARES) é contemplada pelo Projeto de Lei n° 229/2025, de autoria do vereador Jairo Cerbarro (DC). Os dois textos foram aprovados por unanimidade na primeira votação.
Recurso
De autoria do vereador Dudu Barbosa, os vereadores rejeitaram por maioria o Recurso n° 16/2025 (Contesta a decisão do CEDP de instaurar a Representação 03/2025, por suposto sobrestamento da pauta do Conselho, devido o prazo decorrido na Representação 01/2025). A discussão ocorreu em turno único.
Vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó retornam após afastamento
A 1ª Vara Criminal de Toledo revogou a medida cautelar que determinou o afastamento dos vereadores Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL). A Câmara Municipal de Toledo foi notificada da decisão na manhã de segunda-feira.
A partir da revogação, os parlamentares reassumem os seus mandatos. Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó foram afastados cautelarmente de suas funções públicas por 180 dias, através de uma decisão judicial proferida no dia 5 de agosto de 2025. Os vereadores são réus em ação penal proposta pelo Ministério Público do Paraná.
Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores





