A Câmara Municipal de Toledo realizou, na tarde de quinta-feira (10), no Plenário Edílio Ferreira, a entrega de Moções de Aplausos a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação. Confira os homenageados.
Padre Laudemir de Rocha
O vereador Genivaldo Jesus homenageou o padre Laudemir de Rocha por sua trajetória marcada pela fé, serviço e dedicação à comunidade. Natural de Toledo, Padre Laudemir completou 24 anos de ordenação sacerdotal.
A moção foi assinada por todos os parlamentares e ressalta que ele é “mais do que um líder religioso: é exemplo de servo fiel, um homem que caminha com o povo, que ouve, acolhe, aconselha e se doa incansavelmente”. O texto destaca ainda um ministério pautado pela “simplicidade franciscana, pela escuta atenta e pelo compromisso inabalável com os valores do Reino de Deus”.
Os vereadores Jairo Cerbarro (DC), Sergio Japônes (PL) e Chumbinho Silva (PP) também fizeram uso da tribuna para agradecer ao padre e lembrar seu trabalho religioso.
Wanderley Graeff
O jornalista Wanderley Graeff também recebeu Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Chumbinho Silva (PP), em reconhecimento aos seus 47 anos de atuação na comunicação.
Graeff iniciou sua carreira na primeira emissora de televisão do Oeste do Paraná e atuou em veículos como os jornais Fronteira do Iguaçu e Hoje, além da Rádio Independência e TV Carimã, em Cascavel. Em Toledo, trabalhou nos jornais Tribuna do Oeste, Jornal do Oeste (em duas passagens como editor-chefe), sucursais do Correio de Notícias e Gazeta do Paraná, Gazeta de Toledo e Viver Toledo. No rádio, passou pelas emissoras Guaçu e União, onde foi responsável pelo Departamento de Jornalismo, além de atuar como produtor, redator, repórter e apresentador.
A moção enfatiza que seu trabalho representa “um exemplo de serviço de utilidade pública de excelência, contribuindo significativamente para o bem informar a toda a população”.
Maria de Lourdes da Silva Oliveira
Também foi homenageada Maria de Lourdes da Silva Oliveira, pelo trabalho desenvolvido em prol da causa animal no município. Desde 2013, ela se dedica à proteção dos animais, oferecendo lar temporário, alimentação e atendimento de saúde para vítimas de maus-tratos ou abandono.
Há quatro anos, fundou a ONG Meraki, um espaço de acolhimento para animais, e atualmente preside o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Toledo.
A moção reconhece “o empenho, a dedicação e a competência demonstrados em sua trajetória como cuidadora e protetora dos animais” e foi entregue pelo vereador Chumbinho Silva.
As homenagens reforçam o compromisso da Câmara de Vereadores com o reconhecimento de ações que impactam positivamente a vida dos toledanos. Também estiveram presentes os vereadores Gabriel Baierle (União) e Valdir Gomes (União).
Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores