Moções foram entregues pela Câmara de Toledo na quarta-feira, 20 de setembro. Foto: Paulo Torres

A Câmara de Toledo realizou a entrega de moções de aplausos aos tradicionalistas Marcos Padilha, Ernesto Bellaver e Nilton Girardello, na última quarta-feira, dia 20 de setembro, em evento que reuniu os CTGs Chama Crioula, Província Gaúcha e Estância da Liberdade. As moções foram propostas por Chumbinho Silva e subscritas por todos os vereadores, e o vereador usou a tribuna para destacar a contribuição dos homenageados para o tradicionalismo.

Nilton Girardello agradeceu anunciando o lançamento do livro de sua autoria com o jornalista Luiz Alberto Costa “Resgate da história da tradição gaúcha em Toledo”, que conta a trajetória do tradicionalismo toledano. Também falaram Orandi Gayardo lembrando o tradicionalismo e a dedicação de sua filha Katiuscia Gayardo, falecida em 2006 quando atuava pelo movimento, além de Ari Carvalho, o primeiro xiru das falas do CTG na época, que depois foi para o Mato Grosso e lá permaneceu 44 anos. Ari retornou a Toledo há quatro anos após ajudar a fundar 13 CTGs e presidir o MTG do Mato Grosso e em seu agradecimento pediu a todos para cantar com ele “Querência amada”, de Teixeirinha e regravada por Osvaldir e Carlos Magrão, que considera um hino gaúcho.

Dança gaúcha

Marcos Antônio Padilha recebeu a moção de aplausos “pelos 26 anos dedicados ao ensino de danças tradicionalistas gaúchas e de dança de salão em diversos Centros de Tradições Gaúchas do Paraná e escolas de dança”, segundo o documento, que reconhece a grandiosidade dos feitos, o empenho, dedicação e competência demonstrados em sua vida na dança.

Música tradicionalista

Já Ernesto Bellaver Sobrinho recebeu homenagem (foto ao lado) “pelos 40 anos dedicados ao conserto e comércio de instrumentos musicais e construção de acordeon; e 38 anos dedicados à música tradicionalista gaúcha (acordeonista), seguindo em atividade até os dias de hoje”. Por reconhecermos o empenho, dedicação e competência demonstrados em sua vida como musicista é que lhe oferecemos esta moção, aponta o documento assinado por todos os vereadores.

Livro sobre trajetória tradicionalista

Já Nilton Girardelllo (foto ao lado) recebeu moção pela autoria do livro “Cultura e Tradição Gaúcha em Toledo”. O documento assinado por todos os vereadores reconhece “o empenho, dedicação e competência demonstrados na edição de um livro histórico que servirá como fonte de pesquisa de informações sobre o tradicionalismo gaúcho e o desenvolvimento socioeconômico de Toledo”.

Fonte: assessoria da Câmara