Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara de Toledo debate criação do Dia Municipal dos Corredores de Rua

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

Audiência pública reuniu vereadores, atletas e grupos de corrida para discutir a valorização da prática esportiva e seus impactos na saúde e integração social

Na manhã desta quarta-feira (8), o Plenário Edílio Ferreira, da Câmara Municipal de Toledo, recebeu a comunidade para debater o Projeto de Lei n° 174/2025, que propõe instituir o Dia Municipal dos Corredores de Rua, a ser celebrado anualmente em 26 de abril.

O encontro foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC), presidida pela vereadora Professora Marli e composta ainda pelo vice-presidente Sérgio Japonês, pelo secretário Valdir Gomes e pelos membros Professor Oseias e Pedro Varela. Também participaram da audiência os autores da proposta, vereadores Genivaldo de Jesus e Bruno Radunz, além do vereador Roberto de Souza, representantes de assessorias esportivas e integrantes de diversos grupos de corrida do município.

A iniciativa busca fomentar e difundir a prática da corrida como atividade esportiva, recreativa e de lazer, acessível a todas as idades e perfis da população. Entre os objetivos do projeto estão a promoção da saúde preventiva, da qualidade de vida e do bem-estar físico e mental, bem como o reconhecimento e a valorização dos atletas, sejam eles profissionais ou amadores. A proposta também incentiva a organização de eventos esportivos, ações educativas e iniciativas comunitárias que fortaleçam a corrida de rua e a integração social em Toledo.

Durante o debate, o vereador Bruno Radunz resgatou a história da modalidade no município, lembrando que, ainda na década de 1980, moradores passaram a utilizar o Parque Ecológico Diva Paim Barth para caminhadas e corridas. “De lá para cá, o movimento só cresceu. Hoje, quem passa pelo parque em torno das 18 horas encontra um público grande praticando atividade física. Com o tempo, surgiram também diversas competições, como a Corrida 24 Horas e a Meia Maratona de Toledo”, destacou.

Já o vereador Genivaldo de Jesus reforçou a importância social do esporte: “Os grupos de corrida tiram a comunidade da zona de conforto, incentivando hábitos saudáveis. Isso ajuda a combater a depressão e doenças cardiovasculares”, mencionou.

Sidnei Urnau, presidente do grupo Kenian Runners Toledo. Foto: Michelly Domiciano

A voz dos corredores

Entre os representantes da comunidade, Sidnei Urnau, presidente do grupo Kenian Runners Toledo, ressaltou que a corrida vai além do cuidado com o corpo e a mente, destacando o caráter solidário de eventos locais. “A Corrida Solidária, por exemplo, destina recursos ao Hospital Bom Jesus. No ano passado, ajudamos a construir a marquise e a pintura. Este ano será feita a calçada lateral. Correr é muito mais que um exercício”, disse.

O treinador Mateus Biazin, da assessoria esportiva Correr Bem, reforçou o crescimento da modalidade em Toledo. “Hoje temos a Corrida 24 Horas, a Ecotrilha do Porco, a Corrida Solidária e a Meia Maratona, além de outras duas competições que tivemos neste ano, ou seja, o número de corredores e competições vem aumentando em Toledo, avaliou.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real