Foto: assessoria

A Câmara de Toledo apreciou na sessão dessa segunda-feira, 17, duas proposições em primeira votação, ambas de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei nº 65 “dispõe sobre o reajuste da remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo”, enquanto o Projeto de Lei nº 66 “autoriza o Executivo municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2024”.

Pelo Projeto de Lei nº 65 os membros dos Conselhos Tutelares de Toledo terão reajuste da remuneração de cerca de 3,706990%, correspondente ao INPC acumulado de 2023. Já o Projeto de Lei nº 66 autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 8.465.500,00. Segundo a Mensagem n° 45, de 22 de maio, do prefeito Beto Lunitti, que encaminhou a proposição ao Poder Legislativo, a abertura do crédito adicional especial “justifica-se diante da necessidade de realizar-se a contratação de empresa privada especializada, denominada como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob a forma de fundação, qualificada através do Chamamento Público nº 10/2023, para o gerenciamento, operacionalização e execução da UPA 24h, compreendendo a prestação de serviços de saúde, bem como a administração e manutenção de toda a infraestrutura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA”.

As duas proposições foram aprovadas por unanimidade e terão votação final na próxima sessão da Câmara de Toledo.

Transporte escolar e Clube de Aventureiros

A Câmara de Toledo entregou antes da segunda-feira, dia 17 de junho, moções de aplausos à Unitur pelos 48 anos de transporte e ao Clube de Aventureiros Pingo de Luz pelos 12 anos de atuação, propostas, respectivamente, pelos vereadores Chumbinho Silva e Gabriel Baierle.

A moção de aplausos à Unitur – Empresa de Transportes União Dez de Maio Ltda, foi proposta pelo vereador Chumbinho Silva pelos 48 anos dedicados ao transporte escolar e linha de passageiros em Dez de Maio, Cerro da Lola, Concórdia do Oeste, Xaxim e Linha Cristo Rei a Toledo, e linha de turismo. O documento foi entregue pelo vereador Chumbinho à família Justen, através dos irmãos Flávio e Márcia e da mãe Zélia Maria, quando o vereador lembrou o saudoso fundador da empresa, Breno Justen.

Já o Clube de Aventureiros desenvolve atividades em Toledo desde 2012 com o compromisso de apresentar às crianças as maravilhas do mundo e as bênçãos da família, apoiado sobre um tripé de família, escola e igreja, conforme destacado pelo vereador Gabriel Baierle na moção. A missão principal do Clube de Aventureiros Pingo de Luz é ajudar as crianças, desenvolvendo atividades para unir os pais aos seus filhos, aponta a moção. A entrega teve agradecimento da diretora do Clube Pingo de Luz, Claudilene Lima de Abreu Alegre, que agradeceu a homenagem e o apoio dos sucessivos diretores da Escola Adventista ao Clube de Aventureiros Pingo de Luz, que reúne jovens dos 6 aos 9 anos e é um projeto social mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores