A Teleorientação e o Teleatendimento realizado no município é feito por meio de um serviço de Call Center montado na Secretaria de Saúde. A iniciativa começou a partir da demanda criada por conta da pandemia do novo coronavírus e por orientação do Ministério da Saúde. A necessidade de centralizar as informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da síndrome gripal mobilizou profissionais de saúde a realizar esse atendimento.

As ligações para o número 3055-8872 foram tantas que o Setor de Informática da Prefeitura providenciou um sistema informatizado para controle e organização do atendimento. O call center foi implantado e funciona das 7h às 22h, de segunda a segunda.

Esse call center é composto por profissionais médicos, da rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, os quais por meio de protocolos, fazem as devidas orientações para a população. Podem acionar o call center toda e qualquer pessoa que tenha dúvidas e/ou problemas nos sintomas respiratórios com suspeitas de contágio pelo Covid-19.

Sintomas

Os sintomas principais são febre, tosse e/ou dores de cabeça, dores no corpo e garganta. Aqueles que necessitarem de orientações, que estão com dúvidas, devem antes de procurar qualquer serviço de saúde, acionar o call center e ter as devidas orientações quanto ao fluxo e quanto às medidas a serem adotadas.

“É importante ressaltar também, que além de ser composto por profissionais com  condições técnicas de oferecer a devida orientação e segurança para as pessoas que acionam o serviço, há todo um registro das atividades realizadas”, explicou o Médico do Centro de Operações de Emergência (COE), Fernando Pedrotti.

Registro e monitoramento

Todas as ligações são registradas em uma planilha específica, a qual permite acompanhar as orientações e as condições que foram realizadas ao longo do tempo. Esse registro também auxilia no monitoramento de casos suspeitos. Gráficos alteram a cor para indicar quando é necessário retornar a ligação, fazer um acompanhamento ou encerrar o monitoramento de cada paciente e também dos familiares que devem ser acompanhados.

“O serviço desenvolvido pelo Setor de Informática do Município, permite além de segurança, atuar de forma preventiva tanto na rápida observação e identificação de possíveis complicações, quanto ainda no sentido de evitar que as pessoas transitem pelo meio social e possam vir a contaminar outras pessoas e aumentar o número de casos”.

Para realizar o Teleatendimento e Telemonitoramento o município conta com o auxílio e reforço na equipe de alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Efeito Cascata

O número 3055-8872 foi configurado de forma que pudesse atender a maior quantidade de pessoas. São oito ramais em atividade, que funcionam de forma automatizada. Se estiver ocupado o primeiro ramal o sistema transfere para o segundo e assim sucessivamente, de forma que, ao receber as ligações, possam realizar atendimentos simultâneos.

Atenção 

A desvantagem desse número 3055-8872 é que ele não dará sinal de ocupado. Mesmo que os oito ramais estejam sendo utilizados ao mesmo tempo, ao ligar, ele continuará chamando como se não estivesse ocupado, já que é um sistema automático de transferência de chamadas.

“Portanto, se você ligar e não der ocupado e ninguém atender, isso se deve ao fato de que todos os ramais estão funcionando naquele momento simultaneamente. O Departamento de Informática está monitorando isso, se identificar muitas situações de ligação em espera em determinados horários poderá reforçar o número de ramais e o atendimento, evitando que aconteça uma espera excessiva”, finaliza Pedrotti.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo