Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

C.Vale completa, em 2025, 50 anos de produção de sementes de soja

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Osvaldo e Rosângela Gomes, produtores de semente de soja em Passo Fundo (RS). Foto: Assessoria/C.Vale

Cinco décadas se passaram desde que a C.Vale, ou então suas antecessoras Campal e Coopervale, passou a produzir sementes de soja e trigo. O início de uma jornada que conduziria aos avançados processos atuais de beneficiamento e tratamento industrial foi um aprendizado construído a partir de experiências de cultivo do grão que faria do Brasil o maior produtor e exportador mundial, e um dos poucos países que ainda podem ampliar o cultivo de soja em larga escala.

Nos anos 1970/80, produtores que chegavam do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para ocupar as terras vermelhas do Paraná utilizavam sementes de suas próprias lavouras nos estados de origem. Num segundo momento, quando compravam as sementes, o rendimento desagradava produtores e técnicos, que atribuíam o problema às altas temperaturas dos armazéns não climatizados. Depois, mesmo com ambientes com temperatura controlada, o problema persistia. A conclusão era de que regiões quentes eram impróprias para a produção de sementes.

A solução buscada por Alfredo Lang, na época, gerente do Departamento Agronômico da então Coopervale, foi produzir sementes em Santa Catarina, depois de comprar unidades da Cooperpindorama em Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes, de 1984 em diante. A partir daí as lavouras passaram a produzir mais, apoiadas, também, por avanços da pesquisa e manejo.

Bem mais tarde, em 2002, a C.Vale conquistou a certificação ISO9001 para os processos ligados à produção de sementes. Dez anos depois, a cooperativa passou a fazer o tratamento industrial em sua unidade de Palotina. A expansão para outros estados levou a C.Vale a produzir sementes também em Tapera (RS), a partir de 2015, e em Catalão (GO), em 2024.

Fonte: Assessoria de Comunicação da C.Vale

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real