A BRF anunciou na sexta-feira (22) que está otimizando o processo de secagem de grãos das suas 14 filiais no país. A iniciativa visa substituir o uso de toras de madeira, que alimentavam os secadores, por cavaco (madeira triturada), o que gera mais eficiência, redução de custos e maior segurança nas operações.
Segundo a empresa, essa ação traz um grande benefício em eficiência no processo de secagem, uma vez que o abastecimento dos secadores acontece de forma automática, sem exigência de transporte manual das toras de madeira à fornalha.
No novo modelo, o sistema do secador é acionado por um sensor de temperatura que identifica o momento ideal para a inserção da biomassa vegetal na máquina. O processo tem um potencial de redução de até 15% no tempo de secagem dos grãos, 60% no custo de mão de obra, além de resultar em uma geração de calor mais uniforme, beneficiando a qualidade do grão, além de economia no uso de matéria-prima (cavaco) e diminuição no consumo de energia elétrica.
“O cavaco que estamos utilizando nas operações de secagem é derivado em parte por nossos projetos de reflorestamento e de fornecimento de terceiros. Com o aumento da eficiência, estamos conseguindo otimizar o uso da madeira e garantir um processo de secagem mais eficaz e uniforme. Um grão preservado e bem tratado mantém suas propriedades físicas, químicas e biológicas, assim como preserva a qualidade nutricional, agregando valor a toda nossa cadeia”, disse em nota Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF.
Além dos ganhos expressivos em eficiência, há também um grande benefício em ergonomia e segurança aos operadores das unidades, uma vez que não há mais a necessidade de manuseio das toras de madeira para o abastecimento das fornalhas dos secadores.
A BRF informou ainda que comercializa, aproximadamente, 6,5 milhões de toneladas de grãos de milho por ano.
Fonte: CarneTec





