Foto: Wanderson Schumacher

O Ginásio de Esportes Alcides Pan foi palco, entre sexta-feira (17) e domingo (19), da 74ª edição do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Intercolonial, a primeira grande competição desportiva realizada em Toledo neste ano. O evento, o maior da América Latina na modalidade, reuniu quase 400 atletas de diversas faixas etárias, advindos de colônias japonesas de todo o Brasil.

Entre as 11 delegações que disputaram a competição, o título geral ficou com a Paraná Norte-Oeste, que contou com a participação de atletas toledanos. Tradicionalmente sediado no Estado de São Paulo, o campeonato foi realizado pela primeira vez no Oeste do Paraná e trouxe disputas em 22 categorias. A organização ficou por conta da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, pela Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP) e pela Associação Toledana de Tênis de Mesa, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Abertura – A solenidade de abertura, realizada na manhã de sábado (18), contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro; o vice-prefeito, Lucio De Marchi; o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle; o presidente da FTMP, Edson Marroque; o idealizador do campeonato, Marcos Yamada; e o coordenador-geral do evento, Emerson Jerônimo; o presidente da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Celso Hissao Thotusi, e o diretor-executivo da Cresol Integração, Cleiton Staats, patrocinador máster do evento. 

A cerimônia teve ainda a execução do Hino Nacional Brasileiro, homenagens a personalidades importantes do tênis de mesa nacional e uma apresentação especial do Ceato Nippon Daiko, grupo de taiko da Associação Cultural e Esportiva de Toledo.

O prefeito de Toledo destacou o papel do esporte como elemento integrador do ser humano. “As atividades desportivas dinamizam nossas cidades, potencializam o desenvolvimento individual e coletivo. Por isso, é uma satisfação ver tantas pessoas, de todas as idades, que fazem parte da colônia japonesa de nosso país, aqui em Toledo, dando sua valorosa participação ao nosso tênis de mesa. Desejo que toda esta energia se espalhe por todo o país e agradecemos muito terem trazido para Toledo esta competição pela primeira vez e estamos de portas abertas para recebermos futuramente mais edições”, convida Mario Costenaro.

Foto: Wanderson Schumacher

De acordo com o vice-prefeito, competições deste nível trazem inúmeros benefícios para o município anfitrião. “É motivo de muito orgulho Toledo sediar este campeonato, pois ele traz para cá centenas de pessoas, o que movimenta nosso setor hoteleiro, os restaurantes e o comércio em geral. Enfim, além de ajudar nosso município a consolidar sua posição de destaque no esporte, também contribui com a economia local”, analisa Lucio De Marchi.

O presidente do Legislativo Municipal falou do que representa Toledo receber grandes competições. “Queremos dar as boas-vindas às delegações e nada melhor que recebê-las numa grandes casas do esporte brasileiro. O Alcides Pan é espelho de um município que acredita no esporte, que, mesmo estando no interior do Paraná e tendo menos de 200 mil habitantes, tem se tornado, cada vez mais, uma referência no esporte nacional”, pontua o vereador Gabriel Baierle.

As falas do secretário de Esportes e Lazer de Toledo e do organizador do evento também foram nessa direção. “Nós temos um amplo histórico de grandes eventos desportivos do Município de Toledo e temos programado para este ano outras atividades deste porte para as quais vamos oferecer, sempre que possível, todo suporte estrutural em termos de recursos humanos e aportes financeiros”, assegura André Alcará. “Este campeonato reúne alguns dos melhores mesatenistas do país, com delegações de várias regiões de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A presença deles faz deste evento algo ímpar para o tênis de mesa em nosso município”, salienta Emerson Jerônimo.

Os presidentes da FPTM e da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, bem como o idealizador do torneio, parabenizaram os organizadores pela organização do campeonato. “Uma competição com pessoas vindas de tantas regiões do Brasil não é fácil e deixo registrado meus cumprimentos às pessoas e entidades que organizaram essa estrutura, viabilizada pelos patrocinadores, que estão associando suas marcas a um evento que celebra a amizade e o espírito esportivo”, avalia Edson Marroque. “É uma honra nossa associação ter sido convidada para esta competição que valoriza as culturas do Brasil e do Japão, países que completam, em 2025, 130 anos de relações diplomáticas”, observa Celso Hissao Thotusi. “Este campeonato teve início em 1984, quando muitos aqui nem eram nascidos. De lá para cá, muita coisa mudou e hoje temos condições de estarmos presentes em várias regiões do Brasil”, acrescenta Celso Yamada.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo