Foto: Divulgação/BPFron

Por Fernando Braga

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (26), em Toledo, culminou com o flagrante de diversas irregularidades durante uma fiscalização conjunta, realizada pelo BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e o Ministério Público de Toledo.

Com o objetivo de verificar a procedência e regularidade de registros de insumos agrícolas, sementes, agrotóxicos e fertilizantes, os policiais militares do BPFron, estiveram no Bairro Pinheirinho, onde constataram ilegalidades em três barracões que ficam no mesmo imóvel.

Os operadores de fronteira já estão habituados a combater crimes transfronteiriços, como a entrada ilegal no país de materiais ilícitos, como insumos e agrotóxicos falsificados ou cuja aplicação não é autorizada pela legislação federal. Contudo, o que a fiscalização demonstrou às equipes do BPFron, Mapa, Adapar e MP foram diversos flagrantes de desrespeito à lei.

Foto: Divulgação/BPFron

Em um barracão foram encontrados aproximadamente 60 toneladas de sementes sem os registros legais e rastreabilidade. Já em outro barracão, foram identificados grãos de milheto armazenados junto com as sementes.

A ação fiscal revelou ainda, no terceiro barracão, a presença de uma fábrica clandestina de envase, manipulação e fabricação de insumos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes e adjuvantes. Foram encontrados agrotóxicos vencidos, embalagens sem identificação do fabricante, além de equipamentos para mistura de produtos sólidos e líquidos.

Os produtos agrotóxicos falsificados foram apreendidos cautelarmente pela ADAPAR.

Em prosseguimento, foi encontrado um documento em nome de um homem no barracão com os agrotóxicos, levando a equipe a seguir orientações do Promotor de Justiça presente para deslocar-se até a residência do homem, onde foram realizados os procedimentos policiais cabíveis perante sua ausência.