O sofrimento e a dor dos gaúchos somente serão superados com a ajuda de todos. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Até o momento 17 carretas saíram de Toledo para socorrer o povo gaúcho

A solidariedade e o coração gigante da população de Toledo vem colaborando para amenizar os problemas que o povo do Rio Grande do Sul vem vivendo com as devastadoras ações climáticas sem precedentes que provocam sofrimento, inundações, mortes e um rastro de destruição.

Mas graças a bondade de milhares, ao menos, os produtos básicos necessários nesse momento não faltam para quem está fora de suas casas se protegendo em abrigos.

Somente o Corpo de Bombeiros do município de Toledo já encaminhou ao Rio Grande do Sul aproximadamente 286 toneladas de produtos a exemplo de água, alimentos não perecíveis, cobertores, ração animal, entre outros. Ao todo já saíram de Toledo 17 carretas lotadas de mantimentos que além de matar a fome, acalentar o frio das pessoas e dos animais, levam também todo o calor humano, esperança e fé de que todo esse drama irá passar e no final o sol irá brilhar mais forte para que tudo volte, aos poucos, a normalidade.

CB – A ação vem sendo coordenada pelo 2º Subgrupamento do Corpo Bombeiros do município de Toledo (2ºSGB), vinculado ao 4º Grupamento (GB) de Cascavel, em parceria com a Defesa Civil de Toledo. Os donativos são transportados em carretas e caminhões-baú, contando com a colaboração de empresas, entidades e da população. “Vamos continuar recebendo as doações normalmente, a princípio, até o dia 22 de maio. Até o momento foram 286 Toneladas de doações somente de Toledo. Tem dias que recebemos mais as doações pequenas e individuais. Outros dias vem de empresas ou entidades com doações maiores”, conta o comandante do 2º SGB, capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

Transporte dos donativos é uma parceira dos Bombeiros com as empresas. Foto: arquivo pessoal

A primeira carga com donativos saiu de Toledo no dia 6 de maio, com aproximadamente 22,5 toneladas de produtos. Outra carga foi levada as terras gaúchas na quarta-feira, 8. 

“A prioridade continua sendo colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água, alimentos não perecíveis, além de ração animal. Triamos tudo, separamos e paletizamos (método de organização de estoque onde a empresa armazena produtos e materiais sobre paletes, que podem ser manuseados de forma mais prática e ágil), para enviar ao Rio Grande do Sul”, informa capitão Rodrigues.

SOLIDARIEDADE – Desde o dia 3 de maio, o Quartel dos Bombeiros vem recebendo as doações e não para um minuto, demostrando assim a solidariedade dos toledanos. Capitão Rodrigues disse que está sendo incrível a movimentação nos bombeiros e eles conseguiram parcerias com empresas para fazer o transporte dos donativos. “A Defesa Civil até faz o transporte, mas neste momento não tem como atender a magnitude dessa tragédia, está fora do planejamento. Conseguimos por meio de parceiros da região para que possamos fazer esse transporte e que esses produtos cheguem o mais rápido ao Rio Grande do Sul”, afirma.

As doações podem ser entregues na sede do Quartel dos Bombeiros, na Avenida Parigot de Souza, 3941, Jardim Santa, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.