Capitão Guilherme Rodrigues, Corpo de Bombeiros

Por Fernando Braga

Noticiamos anteriormente que o Consamu tinha informado o registro de 4 óbitos decorrentes da explosão que aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) na cooperativa C.Vale, na cidade de Palotina, bem como as buscas por pessoas desaparecidas, que estariam soterradas.

Em um primeiro momento, foi repassada a informação de que seria 26 o número de desaparecidos. Depois, esse número caiu para 6, enquanto os feridos levados para hospitais seriam quatro.

É compreensível que em situações como essa, onde o desastre tem grandes proporções, muitas pessoas estejam envolvidas no atendimento e na comunicação. Como os detalhes são fornecidos por diferentes fontes, como Consamu, prefeitura e Corpo de Bombeiros, é possível que haja informações desencontradas. Por isso é importante manter a atualização dos números.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Na última atualização, recebemos uma nota do encaminhada pelo comando do Corpo de Bombeiros, que apresenta dois óbitos a menos do que foi divulgado anteriormente. Na mensagem também são repassados dados sobre a ocorrência que mobiliza dezenas de profisisonais no atendimento aos feridos e nas buscas por desaparecidos.

Confira, na íntegra, a nota assinada pelo major Tiago Zajac, subcomandante do 4º Subgrupamento dos Bombeiros:

Na tarde de hoje, 26 de julho de 2023 às 17h05min, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado para atendimento à uma explosão em silo graneleiro em uma cooperativa na cidade de Palotina.

Estão em atendimento no local 11 Viaturas, 35 militares do Corpo de Bombeiros e também a equipe do canil do 4⁰ Grupamento de Bombeiros utilizando cães de busca e resgate na operação.

No Comando da Operação encontra-se o Tenente-Coronel Rogério Lima de Araújo que estabeleceu o sistema de Comando de Incidentes para melhor organização dos homens e recursos empregados.

Além do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, socorristas do SAMU apoiaram no atendimento de vítimas com 5 viaturas.

Até o presente momento foram registrados 2 óbitos, 2 vítimas em estado grave e 9 desaparecidos.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, determinou o deslocamento de mais 03 equipes com cães de busca da Capital e de outras unidades do interior para apoio na operação.

O foco das equipes no local é a busca pelas vítimas desaparecidas.

Informação atualizada às 19:52 do dia 26/07/23

Major QOBM Tiago Zajac

Subcomandante do 4⁰ GB