Ação conjunta de segurança no trânsito foi realizada na terça-feira, 27 de agosto. Foto: arquivo pessoal

Da Redação

A Blitz Educativa do Projeto Educar mobilizou a cidade de Guaíra em uma importante ação conjunta de segurança no trânsito na terça-feira, 27 de agosto. A iniciativa contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Municipal de Guaíra, da Polícia Militar (PM), do Detran/PR, da Polícia Federal e da Polícia Civil. Realizada nas proximidades do Chafariz da Avenida Mate Laranjeira, a blitz teve um enfoque diferenciado, envolvendo crianças das escolas municipais e privadas do município.

A professora Elaine Gonçalves Ferreira de Alcântara comenta que o Educar-PRF é um projeto que faz parte das missões da PRF, sendo muito forte e aplicado em outros estados, porém nunca havia sido implementado no Paraná. “É um projeto pioneiro no estado, e começou no ano passado em Guaíra. Estamos no segundo ano desse projeto, fizemos o ‘Maio Amarelo’, o lançamento desse projeto em março e realizamos as blitzes educativas, envolvendo 250 crianças. Eu coordeno esse projeto pelo segundo ano, junto com a equipe da PRF da 6ª Delegacia, que abrange Toledo, Guaíra, Quatro Pontes e Marechal Rondon. Gerencio a parte educacional e, neste ano, estou coordenando 16 escolas, sendo 14 municipais e duas particulares, com todas as turmas do Infantil 5 e 6 anos, totalizando 450 crianças”.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com Elaine Gonçalves, neste mês de setembro, durante a Semana do Trânsito, será realizado o primeiro pedal do Educar-PRF no Paraná. Ela também menciona que, em outubro, está prevista a formatura. “Estamos tentando trazer a carreta cinematográfica da PRF para realizarmos ações educativas bem interessantes. Me preparei e estudei na Universidade Federal de Minas Gerais para poder gerenciar, junto com a equipe da PRF, a parte educacional, ensinando de forma lúdica e atrativa sobre segurança no trânsito. Todos os meses, essas turmas do projeto realizam atividades, como confecção de placas de trânsito e volantes para brincadeiras sobre direção. É um projeto maravilhoso, e estou desenvolvendo a primeira revista digital educativa do Educar-PRF”.

O Educar-PRF é um projeto da PRF, mas a iniciativa realizada em Guaíra tem alcançado uma amplitude muito grande. O planejamento é de autoria e coordenado por Elaine Gonçalves, com a habilitação da PRF. “Somos uma equipe, trabalhamos juntos, mas eu tenho autonomia para criar todas as ações.”

As crianças, acompanhadas pelos agentes, desempenharam um papel ativo na fiscalização de veículos, abordando motoristas de forma descontraída, mas com seriedade. Elas verificaram itens de segurança, como o uso do cinto, o tipo de calçado e a utilização adequada de dispositivos de retenção para crianças. A participação das crianças surpreendeu os motoristas e foi crucial para transmitir mensagens de conscientização sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.

O objetivo principal da ação foi sensibilizar os condutores sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, especialmente com o envolvimento das novas gerações. A comunidade de Guaíra acolheu bem a iniciativa, reconhecendo a importância de educar as crianças desde cedo sobre as responsabilidades no trânsito.

As blitzes educativas do Projeto Educar foram concluídas com sucesso, envolvendo um total de 250 crianças. Entre elas, muitas eram crianças de inclusão, como autistas e com TDAH. Essa iniciativa foi fundamental para proporcionar uma educação significativa e inclusiva, garantindo que todos, independentemente de suas necessidades, tivessem a oportunidade de aprender e participar ativamente na construção de um trânsito mais seguro.

Foto: arquivo pessoal