Suplente Bernardino Reis presta compromisso de posse no mandato de vereador. Foto: Decom/Câmara de Toledo

Suplente Bernardino Reis assume como vereador de Toledo por um mês

O vereador Leoclides Bisognin solicitou licença do cargo de vereador de Toledo por um mês para tratar de assuntos particulares, abrindo vaga na bancada do MDB, a qual compõe ao lado do vereador Beto Scain. A licença foi oficializada através do Ato n° 50 da Mesa Diretora, que em seguida convocou para a posse o respectivo suplente, que abriu mão, assim como o próximo, liberando a vaga ao terceiro suplente, Bernardino Reis. Pelo Ato n° 54 da Mesa da Câmara de Toledo, de 22 de setembro, foi convocado o terceiro suplente de vereador do MDB, Bernardino da Silva Reis, que tomou posse no mandato de vereador de Toledo na sessão do Poder Legislativo na segunda-feira, dia 2 de outubro.

Bernardino alcançou 289 votos nas eleições de 2020 à Câmara de Toledo pelo MDB, onde Bisognin foi eleito com 735 votos, assim como Beto Scain, com 621 votos. Como primeira suplente, com 411 votos, ficou Katheli Mayumi Hino do Nascimento, enquanto Rodrigo Souza ficou na segunda suplência com 365 votos. Convocados à vaga, Katheli Nascimento abriu mão em função de seus compromissos no Poder Executivo, onde atua na Secretaria da Saúde, enquanto Rodrigo Cristiano de Souza, que já assumiu como vereador por um mês, optou por permanecer na Agência do Trabalhador.

Segunda posse na Câmara

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Bernardino da Silva Reis assume como vereador de Toledo pela segunda vez, já que integrou como titular a XII Legislatura, de 2001 a 2004, quando foi eleito pelo PDT-Partido Democrático Trabalhista na coligação PDT-PMDB, com 1.307 votos, a segunda maior votação a vereador.

Mineiro de Viginópolis, Bernardino é integrante de família de 8 irmãos, tendo chegado em Toledo há 40 anos, em 1983. Inicialmente os pais, Sebastião Leão da Silva e Belícia Francisco dos Reis,in memoriam, fixaram-se em São José das Palmeiras com 7 filhos, vindo depois para Toledo, onde nasceu o oitavo, a irmã Joselita. Bernardino Reis é casado com Odete Reis, com que teve os filhos Rafael, Rodrigo e Évelin. Reside no Jardim Europa e atua há muitos anos como ministro da eucaristia na Comunidade São Vicente de Paulo, na Vila Boa Esperança, onde morou por vários anos.

Bernardino Reis é servidor da Guarda Municipal de Toledo, na qual ingressou na primeira turma, em 1994, tendo ocupado ao longo da carreira os cargos de coordenador e diretor da instituição. Para assumir na Câmara de Toledo Bernardino Reis licenciou-se da Guarda Municipal. A posse de Bernardino Reis levou à Câmara vários integrantes da Guarda Municipal e foi anunciada pelo presidente em exercício da Câmara, Geraldo Weisheimer, que solicitou aos líderes de bancadas (foto acima) a condução do suplente à Mesa Diretora para prestar na tribuna o compromisso de vereador. Após manifestar publicamente o compromisso Bernardino Reis assinou o termo de posse com os integrantes da Mesa Diretora da Câmara, o presidente em exercício, Geraldo Weisheimer; o segundo vice-presidente, Valtencir Careca; o primeiro-secretário, Valdomiro Bozó; e o segundo-secretário, Genivaldo Jesus, assumindo formalmente o mandato de vereador de Toledo.

Fonte: Decom/Câmara Municipal de Toledo