Em um esforço para fortalecer o ecossistema de inovação o Governo do Paraná iniciou o credenciamento dos Parques Tecnológicos do Estado. O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências está entre as 18 iniciativas paranaenses identificadas.

As visitas técnicas, que acontecem de 15 a 31 de julho, são realizadas por representantes da Secretaria da Fazenda (Sefa), Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Sebrae, com o objetivo de fazer o credenciamento provisório e integrá-los ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (SEPARTEC). A intenção, segundo explica o Secretário Executivo do SEPARTEC, José Maurino de Oliveira Martins, é “identificar como os parques estão se colocando dentro da conjuntura da inovação”.

Visita tem o objetivo de integrar os parques tecnológicos do Paraná ao SEPARTEC

A visita ao Biopark aconteceu no dia 18 de julho e contemplou a avaliação de um levantamento técnico e tour pelas instalações. Para o Gerente de Negócios e Marketing do Biopark, Paulo Victor Almeida, a ação de credenciamento reforça o trabalho desenvolvido por toda a equipe, além de beneficiar o ecossistema de inovação paranaense. “Há um grande trabalho sendo desenvolvido para que o Biopark se consolide cada dia mais e os resultados estão aparecendo, por isso, receber a equipe do SEPARTEC nos deixa honrados, é um reconhecimento. Também a população do Paraná sai ganhando com essa iniciativa”, destaca.

José Maurino avalia como extremamente positiva a visita realizada no Biopark. “Toda vez é surpreendente, percebemos um alto nível de excelência, planejamento e compromisso, e o mais importante: a visão de que tudo é construído para as pessoas e em prol do desenvolvimento regional”, diz.

O próximo passo será a entrega dos certificados às instituições em cerimônia que contará com a presença do Governador Ratinho Junior. “A etapa seguinte é o monitoramento periódico dos parques para identificação do grau de maturidade de cada um deles. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia baseada em boas práticas mundiais de gestão de parques tecnológicos”, completa.

SEPARTEC

O Governo do Estado do Paraná instituiu o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos – por meio do Decreto 9.194//2018. O objetivo foi constituir um instrumento articulador e incentivador dos diversos atores da ciência e tecnologia do Paraná, responsável por propor políticas e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação no Estado, com foco nos parques tecnológicos.