Foto: Divulgação

Na ocasião, os profissionais da educação receberam os tablets que serão utilizados em sala de aula

Durante o lançamento que marca o primeiro encontro do curso de formação docente que aconteceu no último sábado, 08, na secretaria Municipal de Educação, participaram representantes do Biopark, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da prefeitura de Toledo. Na ocasião, os coordenadores pedagógicos receberam do Município os tablets que serão utilizados no curso sobre Tecnologias Educacionais. A primeira abordagem será sobre como trabalhar o tablet em sala de aula. “Essa aula inaugural foi realizada em um laboratório com impressão 3D, robótica e que possui um ambiente tecnológico como os que já são disponibilizados nas escolas municipais. Será nesse tipo de ambiente que colocaremos as tecnologias que serão repassadas durante todo o curso”, explica o coordenador do Centro de Referência IFPR – Biopark, Renato Guerreiro.

Na proposta que acontece para capacitar os docentes, a prefeitura de Toledo investiu na compra de equipamentos tecnológicos modernos. A previsão, de acordo com a secretária municipal de educação, Marli Gonçalves Costa, é de que cerca de 10 mil tablets sejam entregues para os alunos do primeiro ao quinto ano. “Com a parceria, ofereceremos motivação, criação e domínio da técnica pelos nossos professores que atuam na ponta, dentro da sala de aula. Não basta os equipamentos se não tivermos a mão de obra especializada e próxima do rumo que queremos dar para a educação do nosso município”, complementa. 

O Biopark e o IFPR farão a incorporação dessa tecnologia na rotina de sala de aula por meio de docentes especializados, que possuem qualificação técnica e que já atuam com experiência nessa aplicação de metodologia ativa. Todas as aulas acontecerão nas instalações do Biopark Educação, que possui salas projetadas com mobiliários e equipamentos ajustados à aplicação de uma educação moderna; para atender demandas como esta. “Nossos professores também atuarão como facilitadores nos mais diversos módulos que serão ofertados. Temos em andamento um curso de especialização na área educacional que aborda práticas inovadoras da educação. A matriz curricular e os docentes dessa especialização serão a espinha dorsal desse curso em parceria com o IFPR e o Município”, ressalta o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Rocha complementa ainda que as três instituições envolvidas no projeto acreditam que a educação é a única ferramenta que pode garantir transformação social de verdade. Com a qualificação dos docentes, os impactos positivos serão sentidos imediatamente em sala de aula. “Acreditamos que com as ferramentas e o conhecimento adequado, os professores realizarão uma verdadeira revolução na educação infantil de Toledo. Como tudo que procuramos fazer no Biopark, desenhamos um modelo de excelência, por isso estamos bem confiantes”.

“O Biopark atua tendo a educação como como transformador de vidas, e esse pensamento está alinhado com o do município porque é o caminho mais rápido e quem acaba sendo maior beneficiado é o morador de Toledo”, finaliza Marli Gonsalves Costa.

Assinatura do Protocolo de intenções

O curso de formação docente é uma das ações contempladas em um Protocolo de intenções, assinado pelo IFPR, Biopark Educação e Prefeitura de Toledo no dia 24 de junho. O Acordo de Cooperação para a criação de um programa de formação docente vai contemplar cursos de formação inicial e continuada e um mestrado profissional em educação. Na ocasião, participaram da assinatura do protocolo de intenções o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Zanatta, o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Betto Lunitti Pagnussatt, o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, o coordenador do Centro de Referência IFPR – Biopark, Renato Guerreiro, a secretária de educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa, o diretor geral do IFPR – Campus de Assis Chateaubriand, Vicente Sandeski e o pró-reitor de planejamento do IFPR, Paulo Yamamoto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark