Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biopark, Fundação Araucária e ITAL firmam parceria para pesquisa nas áreas de produção e consumo de alimentos saudáveis 

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Assinatura do memorando de entendimento aconteceu no estande do Parque no Show Rural 2023 

Nesta quinta-feira (09) o Biopark deu o primeiro passo para a formação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) e tem foco no fortalecimento e na ampliação de pesquisas científicas nas áreas de produção e consumo de alimentos saudáveis e desenvolvimento socioambiental.  

O ato foi realizado durante o Show Rural Coopavel 2023, em Cascavel, no auditório do estande do Biopark. O memorando de entendimento foi firmando em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, instituição de amparo à pesquisa, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.  

“Esse documento tem muito a contribuir para o Paraná e para o Brasil em uma área crítica que é a segurança alimentar. Temos parceiros tanto da academia como das empresas e do governo, que juntos vão promover uma série de pesquisas, trabalhos e de tecnologias voltados a esta questão de alimentos saudáveis”, destacou o Diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. 

Ele frisa ainda que o Biopark é um fator diferencial. “Nosso grande interesse é promover esta iniciativa junto com as universidades para que esta questão de segurança alimentar tenha, cada vez mais, uma evolução positiva e satisfatória em um problema que a gente entende que atinge fortemente a população brasileira e mundial”, completou Spinosa.  

Gisele Camargo representou o ITAL durante a assinatura. Em seu discurso ela pontuo que a parceria irá desenvolver o país, levar informação e tecnologia na ramo de alimentos saudáveis. “Não será simples. Temos que levantar as demandas do setor, os resultados que vão trazer para a região e para o Brasil. A próxima geração terá ingredientes saudáveis para adicionar em suas receitas”.  

O presidente do Conselho Administrativo do Biopark, Vitor Donaduzzi, partilhou da opinião. “Este é um pontapé que vi impactar positivamente a vida das próximas gerações. As anteriores comiam o que havia na mesa, já as próximas poderão escolher o que comer, a partir de investimentos em pesquisa e inovação”, comentou.  

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca a importância das pesquisas acadêmicas para atender demandas da sociedade. “A ciência contribui para os avanços na saúde, na alimentação, no meio ambiente e em muitos outros campos. E as parcerias científicas como essas que firmamos hoje impactam na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com reflexo também no setor produtivo”, afirma o gestor. 

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real