Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biopark Educação leva capacitação a estudantes e professores de colégio público, em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Projeto de extensão aproxima Faculdade Biopark de alunos do ensino médio. Foto: Divulgação

Estudantes de engenharia de biotecnologia irão desenvolver projeto voltado ao agronegócio com alunos do ensino médio

Há nove anos, nascia o Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark. Localizado a 16 km do centro de Toledo, o que antes era uma área de cultivo de soja e milho deu lugar a uma cidade planejada, com ruas asfaltadas, moradores, prédios, universidades e empresas. Tendo a educação como um dos seus principais pilares, o Biopark abriga campi da UFPR (Universidade Federal do Paraná), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), do IFPR (Instituto Federal do Paraná) e da Faculdade Biopark, além de laboratórios modernos, equipados e compartilhados por empresas residentes e pesquisadores. 

“Acreditamos fortemente que a pesquisa e o ensino acadêmico devem estar conectados à prática, por isso ampliamos continuamente nosso campo de atuação”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade Biopark, Joel Cordeiro Júnior. “Neste ano, como parte de um programa de extensão do curso, estamos firmando parcerias com colégios estaduais do município para desenvolver aulas práticas e didáticas com alunos do ensino médio e técnico”, acrescenta. 

A primeira parceria foi firmada com o Colégio Presidente Castelo Branco, um dos maiores do município, com mais de 1.720 alunos matriculados entre ensino médio e técnico. “Temos 15 turmas de terceiro ano e, em média, 50% dos estudantes devem continuar os estudos e ingressar no ensino superior”, afirma a presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do colégio, Viviane Dohl Feiten. “Para nós, é fundamental aproximar esses jovens das universidades e instigá-los cada vez mais ao conhecimento”, destaca Viviane. 

Parceria

Inicialmente, dez alunos da graduação em Engenharia de Bioprocessos irão participar do projeto no colégio, previsto para seguir até o fim de 2025, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos. Com foco no agronegócio, o projeto terá a supervisão de um professor da Faculdade Biopark, que utilizará o laboratório da escola para as atividades práticas. 

Em contrapartida, os professores do colégio — referência no ensino público da  região — participarão de programas de capacitação oferecidos pela área de educação do parque tecnológico. “A entrada de uma universidade no colégio envolve processos burocráticos, por isso exigimos essa contrapartida. Somos referência e queremos continuar sendo exemplo de ensino público de qualidade”, finaliza Viviane. 

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real