Foto: Divulgação

Um acordo de parceria assinado entre o Biopark e Volvo Penta – uma das líderes globais na fabricação de motores e sistemas de propulsão para aplicações marítimas e industriais-, foi assinado durante o 6º Congresso da Caciopar e 7º Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento, realizado na sexta-feira, 29, no Biopark. Com o tema “O território Oeste e as energias limpas”, o encontro reuniu lideranças regionais para apresentação de dados e discussão em torno do assunto por meio de palestras e talk show.

Na oportunidade, o Biopark e a Volvo Penta anunciaram a parceria que contempla o desenvolvimento de projetos na área de biogás para motores da marca. “O Biopark representa um ecossistema de inovação que nos traz velocidade, plataforma de pesquisa e oportunidades de negócio em específico na geração de energia através dos grupos geradores com motores Volvo Penta”, explica Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta.

Ainda segundo o executivo, a sinergia entre as duas instituições foi importante para início da parceria. “Entendemos que compartilhamos valores comuns, propósito de desenvolvimento de tecnologia, impacto social e legado. Além disso, o objetivo de unir a pesquisa com a fábrica. Por tudo isso vimos uma oportunidade de evolução para o projeto. Hoje é o marco zero, em breve devemos iniciar a operação”, diz.

Para Luiz Donaduzzi, Presidente do Biopark, o anúncio representa um marco importante para o ecossistema. “É uma empresa de grande credibilidade, com produtos de alta qualidade, e isso é o que nós buscamos. Isso nos dá energia também para desenvolver novos projetos que se encaixam com os objetivos do protocolo que assinamos. Um deles é o Biopark Agro – um grande campo de demonstração e experimentação junto com campus universitário para ensino e pesquisa no agronegócio. O outro é um FabLab, que é um laboratório de prototipagem para construção de máquinas, onde teremos empresas trabalhando no desenvolvimento, em testes e melhorias em máquinas”, conta.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O acordo contempla também a cessão de um espaço físico por parte do Biopark para as atividades da Volvo Penta.
“Nosso papel e responsabilidade é dar todo o apoio para que desenvolvam os projetos aqui”, acrescenta Donaduzzi.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark