Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biopark é reconhecido como utilidade pública estadual e reforça papel estratégico no desenvolvimento do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Dyliardi Alessi, Diretor Legislativo da ALEP; Alexandre Curi, presidente da ALEP; Paulo Roberto Rocha, vice-presidente do Biopark Foto: Rogério Machado/ALEP

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) concedeu nessa terça-feira, 11, o título de utilidade pública estadual ao Biopark, parque tecnológico do Oeste paranaense reconhecido como melhor hub de inovação do país, segundo a Anprotec. A entrega oficial do certificado foi feita pelo presidente da ALEP, deputado Alexandre Curi, ao vice-presidente do Biopark, Paulo Roberto Rocha. A honraria reconhece o impacto social e educacional promovido pela entidade no interior do estado.

A proposta foi apresentada por dois parlamentares com forte ligação à região Oeste: Ademar Traiano, ex-presidente da ALEP, e Marcel Micheletto, atual prefeito de Assis Chateaubriand. Aprovada por unanimidade e sancionada em julho deste ano pelo então governador em exercício, Darci Piana, a lei tem como base a legislação estadual n.º 17.825/2013.

O reconhecimento pelo Estado amplia a legitimidade institucional do Biopark, que é certificado como Entidade de Beneficência e Assistência Social pelo Ministério da Educação e já havia recebido o título de utilidade pública municipal da Prefeitura de Toledo. Com a nova certificação, a instituição poderá acessar recursos públicos estaduais, firmar convênios governamentais e obter isenções fiscais, o que fortalece ainda mais sua atuação no fomento à inovação, educação e desenvolvimento regional.

Um polo de inovação com raízes no Oeste paranaense

Localizado em Toledo, município com cerca de 180 mil habitantes, o Biopark é um dos maiores e mais inovadores parques tecnológicos do país. Idealizado pelo casal de empresários Luiz e Carmen Donaduzzi, o complexo ocupa uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados e abriga setores residenciais, industriais, educacionais e comerciais em um mesmo ecossistema.

O parque é o único no Brasil que integra, de forma física e funcional, ciência, educação, negócios e qualidade de vida. Crianças, universitários, empreendedores e pesquisadores compartilham o mesmo território, gerando o que Luiz Donaduzzi chama de “economia simbiótica”.

Entre os reconhecimentos recentes, o Biopark venceu em 2025 o prêmio nacional da Anprotec como o melhor hub de inovação do Brasil e foi duplamente premiado no Iguassu Valley Summit. Internacionalmente, é reconhecido pela International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), sediada na Espanha, como o primeiro parque tecnológico privado do país dedicado às biociências.

O parque abriga três instituições públicas e privadas de ensino superior, uma escola-modelo, clube de ciências para crianças e jovens, laboratórios de pesquisa e programas de incentivo ao empreendedorismo, como o Empreende Mulher, voltado à capacitação de mulheres empreendedoras. Também lidera o NAPI Alimentos Saudáveis, parceria com o Governo do Paraná, voltada à pesquisa de alimentos funcionais.

“Esse reconhecimento do Estado reafirma o papel do Biopark como uma alavanca estratégica para o desenvolvimento científico, social e econômico do Paraná”, afirma Paulo Roberto Rocha, vice-presidente do Biopark.

Fonte: assessoria ALEP

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real