Biopark Educação, Biopark, IDR, Secretaria de Indústria e Comércio, Senar e Sebrae anunciaram lançamento da segunda edição do Conecta Queijo. Foto: Divulgação/Biopark

Treinamento é oferecido gratuitamente e evento preparatório tem inscrições abertas até 20 de março; queijo desenvolvido por pesquisadores do Biopark ficou entre os nove melhores do mundo

Um celeiro de queijos premiados mundialmente. Esse tem sido um dos principais reflexos trazidos pelo projeto de Queijos Finos desenvolvido pelo Biopark Educação, em Toledo, no Oeste do Paraná. Hoje, 29 pequenos e médios produtores de leite participam da iniciativa que é oferecida gratuitamente pela instituição. A última e mais importante premiação foi concedida em novembro de 2024, em Portugal, quando o queijo Passionata, desenvolvido por pesquisadores do parque tecnológico, ficou entre os nove melhores queijos do mundo. 

O objetivo agora é atrair mais produtores interessados em produzir queijos finos, aumentando o valor agregado do seu produto. Para isso, o Biopark Educação em parceria com o Biopark, IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Secretaria de Indústria e Comércio, Senar e Sebrae lançaram, nesta terça-feira (11), durante o Show Rural, a segunda edição do Conecta Queijo. 

“Os queijos finos são uma vitrine para um projeto muito maior, desenvolvido pelo Biopark Educação, que muda a capacidade social de quem participa”, ressalta o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação do Biopark Educação, Tiago Mendes. 

“O Governo do Paraná tem uma parceria importante com o Biopark e o Biopark Educação nesta área de queijos. Os prêmios já trazidos demonstram a qualidade do que está sendo produzido na região Oeste e queremos expandir isso cada vez mais”, frisa a representante da Secretaria de Indústria e Comércio, Luciane Müller.

“Nossa ideia é de que esse projeto cresça, aumente sua abrangência e torne o Paraná uma referência de um estado que produz queijos de qualidade, como são Minas Gerais e Santa Catarina”, complementa o diretor do IDRPR, Diniz Oliveira. 

“Esse projeto do Biopark já começou acertando, porque busca levar desenvolvimento e agregar valor. Nós, do Sebrae, entramos nele ajudando na parte da gestão, já que entendemos que quando um produtor se desenvolve, leva ao desenvolvimento de toda a região”, fala o conselheiro fiscal do Sebrae, José Gava Neto. 

Novas oportunidades

O evento será realizado no dia 22 de março, no Biopark, e contará com palestras ministradas por especialistas, informações sobre o mercado de queijos e oportunidades para o turismo rural. Além disso, haverá insights sobre as tecnologias inovadoras na produção queijeira, degustação guiada com apreciação sensorial e visitas técnicas na queijaria Flor da Terra e em propriedades rurais vizinhas ao parque tecnológico. 

As inscrições para o Conecta Queijo estão abertas e podem ser realizadas até 20 de março, por meio do link https://bioparkedu.jacad.com.br/academico/eventos/. Para outras informações, é possível entrar em contato pelo telefone (45) 99147-6872 ou pelo e-mail comercial@bpkedu.com.br.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.