O Campeonato Paranaense de Futebol 2020 já começou e o objetivo da Polícia Militar é garantir a segurança dos torcedores e a ordem pública nos eventos esportivos.

A Polícia Militar do Paraná, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, o Tribunal de Justiça do Paraná, a Celepar e o Club Athletico Paranaense, desenvolveu o sistema de Biometria direcionado aos torcedores que frequentam a Arena da Baixada.

O sistema permite identificar todos os torcedores que entram no estádio. E aqueles que têm alguma pendência com a justiça são barrados na catraca e conduzidos pela PMPR à triagem da Arena para realizar os procedimentos legais.

A biometria auxilia, também, na identificação de torcedores que se envolvem em conflitos, atiram objetos em pessoas e no gramado, ou que cometem quaisquer outros delitos no interior do estádio.

Para Antônio Novaes, Gerente de Segurança do Athletico Paranaense, “gerar o ambiente seguro ao torcedor de bem, com eficiência no controle de acessos através da biometria e do monitoramento de imagens, consolida a segurança para a frequência com família e amigos. Ele pode ter a certeza de que ninguém ficará impune”.

Os primeiros resultados ocorreram em maio de 2018, no jogo do Athletico Paranaense contra o Atlético Mineiro, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, quando 4 torcedores foram presos. Desde então, foram identificadas 57 pessoas com mandados de prisão em aberto, entre 2018 e 2019.

De acordo com o Chefe do Estado Maior do 1º Comando Regional da PM, Ten-Cel Prüsse, “a biometria é mais uma ferramenta no combate à violência, o vandalismo e práticas criminais nos estádios. Com esse sistema conseguimos diminuir sigficativamente o número de ocorrências na Arena e também identificamos dezenas de pessoas com mandados de prisão em aberto. Esses números confirmam o nosso empenho em proporcionar um ambiente seguro e amistoso a todos os torcedores”.

O desenvolvimento deste projeto, além das ações de policiamento ostensivo e preventivo já desenvolvidas pela Polícia Militar do Paraná, reforça o compromisso da instituição em combater a violência dentro e fora dos estádios, garantindo que os torcedores frequentem eventos esportivos com tranquilidade e segurança. Fonte e crédito fotos: PMPR