Foto: Unioeste

A Biblioteca Universitária: Professora Izolete Maria Aparecida Nieradka da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, iniciou um trabalho fundamental de manutenção e preservação do acervo: a digitalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

A digitalização representa um passo significativo na modernização, acessibilidade e valorização dos trabalhos acadêmicos produzidos ao longo das décadas, os quais remontam desde a primeira instituição de ensino superior da cidade (1983), a extinta Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), que em 1994 passou a ser um dos campi da Unioeste.

A preservação de TCCs em formato digital garante que as monografias estejam protegidas contra a deterioração física, incêndios, inundações e outros riscos que ameaçam os documentos em papel. A degradação natural do papel pode comprometer a integridade dos trabalhos.

O processo de digitalização está sendo realizado manualmente por servidores com um scanner planetário (orbital) alemão da marca Zeutschel cedido pelo programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Diariamente, estão sendo escaneados cerca de oito TCCs.

Os trabalhos mais antigos poderão ser consultados e lidos através de um computador disponibilizados na biblioteca e sem conexão à internet. Isso se deve ao fato de alguns deles não possuírem termo de autorização de divulgação, pois não era uma obrigatoriedade à época.

Já o restante do acervo pode ser acessado através do catálogo eletrônico do Pergamum (https://sisbib.unioeste.br/), o software de gerenciamento de bibliotecas, utilizado pela Unioeste.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste