Vereador Beto Scain durante visita à Gazeta de Toledo. Foto: Fernando Braga

Ao todo, 19 emendas foram protocoladas pelo parlamentar. Diversos pontos da cidade foram citados com melhorias, principalmente o Jardim Gisela e Ouro Preto

O Plano Plurianual (PPA) é um documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Com vigência de quatro anos, as obras públicas que serão executadas nesse período devem constar no PPA. De modo geral, são as estratégias do governo.

Em Toledo, o processo de construção do PPA para os anos 2022-2025 já começou. Passou primeiramente pela fase em que o Executivo propõe as ações com base no seu plano de governo, depois abrindo espaço para o recebimento das demandas da sociedade. Agora, está na Câmara de Vereadores, onde os edis puderam contribuir com as suas emendas e, a sociedade, mais uma vez, por meio de Audiência Pública realizada no último dia 25 de maio.

O vereador Beto Scain (MDB) fez seu trabalho de casa e protocolou 19 emendas ao PPA. São reinvindicações que chegaram ao parlamentar através da população. Ele, representante de todo o município, mas constantemente dando atenção ao Jardim Gisela e a comunidade de Ouro Preto, onde sempre residiu, incluiu demandas importantes para esses locais.

Entre elas estão a ampliação e implementação das equipes da Estratégia Saúde da Família, fortalecendo a atenção Primária, com destinação de equipe Estratégia Saúde da Família para atendimento na unidade de saúde de Ouro Preto. É que lá, a unidade de saúde teve uma reforma iniciada no fim do mandato do prefeito Lúcio de Marchi, depois de passar quatro anos fechada, e foi concluída já no mandato do atual prefeito Beto Lunitti que, devido a Pandemia, encontra dificuldades com a falta de servidores da Saúde para atendimento em todos os locais do município.

Ainda em Ouro Preto, melhorias diversas no clube da localidade, ampliação do espaço para que funcione também como um ginásio de esportes, construção de cancha de bocha e bolão e melhorias no campo de futebol, também fazem parte das emendas do parlamentar.

Já nas pavimentações asfálticas foram incluídos o trecho de aproximadamente três quilômetros, da Estrada Rural OT-313, que interliga Ouro Preto e o Distrito de São Luiz do Oeste; a pavimentação asfáltica em Estrada Rural em Linha Sol Nascente, que inicia na OT-205 até a entrada da Linha Sanga Pirapó e outro trecho de cerca três quilômetros, da Estrada Rural OT-450, no trecho entre a PR-317 e a OT-311, na localidade de Ouro Preto.

Jardim Gisela

O “grande Jardim Gisela”, como é chamado por muitos, contempla diversos loteamentos. Para essa região, Scain propôs a construção de um campo de grama sintética, a construção de cancha de bocha e bolão, a construção de academia ao ar livre, dispondo de aparelho esportivo para a comunidade, no espaço público localizado entre as ruas Princesa Isabel, Carlos Barbosa e Adoniran Barbosa, a urbanização de trecho da Rua Aída Scremin até a Rua Ângelo Corneli, no Jardim Anapólis e o recapeamento asfáltico nas ruas do Jardim Picin, sendo elas: Carlos de Carvalho, Santa Marta, Damião, Cantídio Sampaio, Mônaco e Acapulco.

Mais trabalho

Indo além dos locais citados, Scain também propôs emendas para diversos pontos de Toledo, como: a construção da sede do Coral Encanto de Viver – Instituto Harmonia, construção de parque infantil, para fins recreativos e de lazer, no Distrito de Concórdia do Oeste, no Loteamento Pascoal, a reurbanização com alargamento de pista na Rua São João, no trecho entre a Avenida Parigot de Souza até a Rua Paulo Bonetti e a reurbanização e prolongamento da Rua do Herval, entre as ruas 1° de Maio e Amélia Gasperin Longni.

Próximo passo

Agora, as emendas serão avaliadas pelo presidente e relator da matéria na Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), o vereador Jozimar Polasso, que dará os pareceres favoráveis ou não, para as emendas apresentadas. Após, os demais membros da referida comissão também terão direito a voto, seja ele de acompanhamento do parecer dado pelo relator, ou não. Se aprovadas, as emendas de Scain, assim como dos demais vereadores, estarão de fato inclusas no PPA 2022-2025, para possível execução durante este período.