Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Banco do Brasil apresenta Plano Safra 2019/2020 para crédito rural

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Banco do Brasil apresentou na quinta-feira (27), no auditório da Prefeitura o Plano Safra 2019/2020. Estiveram presentes pessoas ligadas ao agronegócio, como produtores rurais, representantes de empresas de assistência técnica, cooperativas e de revenda de máquinas e equipamentos. Foram divulgadas as taxas de juros para as linhas de crédito deste ano e outros serviços oferecidos pelo banco para a categoria.

O Plano Safra é a disponibilização pelo Governo Federal de um montante de recursos financeiros para serem utilizados no crédito rural. Neste ano, o Banco do Brasil tem previsão de repassar R$ 103 bilhões dos recursos para esta modalidade de crédito com juros subsidiados. Os valores são destinados para produtores rurais garantirem o custeio da lavoura ou realizar investimentos na propriedade, como construção de novos barracões para suinocultura ou avicultura. Também poderão realizar a compra de máquinas e equipamentos para modernizar a atividade e melhorar os níveis de produtividade.

O Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil, Afonso Schneider relata que o grande diferencial no Plano Safra são as taxas de juros, que possuem subsídio do Governo Federal. “Neste ano tivemos uma manutenção de algumas taxas, como o Pronaf e Pronamp, que são para custeio, e algumas outras taxas aumentaram em torno de 1%. Mesmo assim ainda são bastante atrativas para o produtor rural poder utilizar estes recursos tanto para o agro custeio como para investimentos”.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Afonso ainda explica que o crédito rural é disponibilizado através do banco, mas para ter acesso, sugere ao produtor que procure uma empresa de assistência técnica conveniada ao banco. “Um técnico com o produtor vai fazer a elaboração do projeto, seja de custeio ou de investimento e encaminhar ao banco, que vai fazer a análise do projeto e a liberação do recurso”.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cristopher de Azevedo destaca que o Plano Safra traz benefícios para o município visto que a agricultura é a principal atividade econômica de Toledo. “Ficamos sempre ansiosos pela divulgação das taxas de juros das linhas de crédito e outros serviços para o produtor, que sempre são atrativos. Vale lembrar que novamente Toledo é o campeão no Paraná em Valor Bruto de Produção (VBP) pela safra de 2018, com um total de R$ 2,2 bilhões. Isso se repete há mais de dez anos, provando o potencial de toledo frente a cidades maiores”.

O produtor rural Nelson Gaffuri cultiva milho, soja e trigo e esteve presente na reunião. Ele é um dos produtores que se beneficia do crédito do Plano Safra e destaca: “Para nós é bom, pois é necessário um valor muito alto para tocar a lavoura. Sem o dinheiro do banco fica difícil produzir”.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real