Semana de Halloween: Banco de Sangue de Toledo busca aumentar doações. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Em Toledo, o Banco de Sangue está promovendo uma semana especial em homenagem ao Halloween, comemorado nesta quinta-feira, dia 31. Esse evento une criatividade e engajamento social para destacar a importância da doação de sangue. Com uma decoração temática, a campanha visa atrair novos doadores e conscientizar a população sobre a relevância desse ato altruísta.

A época de Halloween traz um apelo especial, pois o banco de sangue utiliza o tema para reforçar que “doar sangue não é assustador” — uma mensagem que busca desmistificar os receios que ainda afastam algumas pessoas da doação. Nesse contexto, a campanha incentiva a comunidade a enfrentar seus “medos” e perceber a doação como um gesto simples, rápido e de grande impacto, capaz de salvar vidas.

A semana especial no Banco de Sangue de Toledo é mais do que uma ação comemorativa; representa uma oportunidade de envolver a comunidade, salvar vidas e reforçar a importância contínua da doação de sangue em uma sociedade mais solidária e consciente. A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto, comenta que se as pessoas quiserem entrar na brincadeira, a equipe ficará muito satisfeita: “O Banco de Sangue de Toledo tem uma programação especial para seus doadores nesta semana. Estamos comemorando também o Dia das Bruxas, então fizemos uma decoração toda inspirada no Halloween, com teias de aranha nas portas, fantasminhas e abóboras. E para o doador que vier fantasiado, entregaremos uma lembrancinha referente à data. Lembrando que o objetivo principal é ajudar a salvar vidas com a doação de sangue e também descontrair um pouco. Os doadores que vierem esta semana verão a unidade um pouco diferente, com a decoração de Halloween. E a ideia é essa: que as pessoas possam vir, doar sangue e também dar algumas risadas. Não é obrigatório vir fantasiado. Quem quiser entrar na brincadeira, ficaremos muito satisfeitos, e todas as fotos dos que vierem fantasiados serão postadas em nosso Instagram”, ressalta.

Foto: arquivo pessoal

DOADORAS – A técnica de laboratório Ana Karolina Justino, 30 anos, disse que doar sangue é um ato muito nobre: “Essa não foi a primeira vez que doei sangue; já doei algumas outras vezes. É um ato muito nobre, um ato de amor. Ajudamos a todos ao doar para quem precisa, e acredito que faz muito bem para nos sentirmos bem conosco. Eu me fantasiei para doar sangue porque o pessoal da Hemepar me disse que haveria essa brincadeira de vir fantasiado, e resolvi entrar na brincadeira. Gostei da ideia. Para quem quer doar sangue, mas tem receio, digo que não precisa ter nenhum tipo de medo; é tranquilo, seguro, e o pessoal da Hemepar é muito gentil, faz perguntas para garantir que você esteja bem. Durante a doação, tudo é tranquilo e seguro, não há motivo para receio”, afirma.

Para a professora Marcia de Oliveira Barbosa, 51 anos, que também doa sangue frequentemente, é muito seguro fazer uma doação. “Morei em Curitiba por 22 anos e, sempre que tinha oportunidade, fazia doação. Caso o exame de sangue indique alguma alteração, eles informam e orientam procurar um especialista para investigar. Quando comecei, recebi algumas cartas para buscar um profissional, mas já sabia o que era e que não era preocupante. Na doação de sangue, constatou-se um pequeno problema. Exames são feitos no sangue coletado e, se ele não estiver adequado para transfusão, o doador é informado para buscar tratamento, e o sangue é descartado. Sinto-me muito segura e tranquila ao doar”.

CAMPANHA – Essas campanhas são essenciais para aumentar o estoque de sangue, especialmente em períodos de alta demanda, como feriados. A adesão ao tema de Halloween desperta a curiosidade e contribui para dar visibilidade à causa, gerando um sentimento de pertencimento e ação comunitária. Muitos doadores relatam que a experiência se torna mais agradável e memorável, incentivando a repetição do gesto e fidelizando novos doadores. “Achei a campanha muito bacana, uma maneira de chamar a atenção para a doação. Quando recebi a mensagem de que poderia ir fantasiada, fiquei ainda mais animada com a interação com essa data do Halloween. Espero que a Hemepar repita em outras datas comemorativas ao longo do ano”, relata Marcia de Oliveira.

PARA DOAR É PRECISO:

• Estar em boas condições de saúde;

• Apresentar documento oficial de identidade com foto;

• Ter idade entre 16 e 69 anos (doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsável legal);

• Ter mais de 60 anos apenas se já tiver realizado ao menos uma coleta antes dessa idade;

• Pesar no mínimo 51 kg no dia da doação;

• Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos;

• Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

• Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

• Não fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

As coletas no Banco de Sangue de Toledo acontecem de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 10h30 e das 13h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue ou pelo WhatsApp (45) 98821-3171. A doação ocorre na Rua Eugênio Gustavo Keler, 1.612, Jardim Coopagro. Mais informações: (45) 3379-1993.

Fotos: arquivo pessoal