Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bairros América I e II recebem Ecoponto Itinerante a partir desta quinta-feira (25)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os bairros Jardim América I e II recebem, a partir desta quinta-feira (25), o primeiro Ecoponto Itinerante de 2024. A ação, coordenada pelo Setor de Controle e Combate às Endemias (Secretaria de Saúde), tem apoio logístico das secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos e prossegue até este sábado (27).

Em três dias de trabalho, as equipes formadas por agentes de combate a endemias (ACEs) percorrerão 78 quarteirões, onde existem 2.054 imóveis. Serão contemplados os moradores que moram no perímetro formado pela pela Avenida Maripá e pelas ruas Monteiro Lobato, Manoel Bandeira, Carlos Gomes, José de Alencar, Pedro Álvares Cabral, Benjamin Constant, Emílio Dietrichkeit, Presidente Vargas, Carlos Chagas, Ari Barroso e General Canabarro (considerando todos segmentos de ruas sem saídas nas transversais destas vias).

Desta vez, somente objetos que podem acumular água serão recolhidos. “Vamos visitar todas as casas desta região e orientar os moradores para que deixem na calçada aqueles objetos que realmente podem servir de criadouro para o Aedes aegypti. Desta vez, não vamos retirar os volumosos, como móveis e eletrodomésticos. Entulhos de construção e galhos de árvores continuarão não sendo levados embora”, explica a coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König. “Queremos agora uma ação pontual, que vá direto ao que interessa, que é impedir a disseminação do mosquito que transmite a dengue, mas também zika vírus e febre chikungunya”, acrescenta.

Situação epidemiológica

Os bairros foram escolhidos para receber o Ecoponto Itinerante em razão de que, juntos, concentram mais de um terço dos casos de dengue no município no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado. O Jardim América II ocupa o primeiro lugar do ranking, com 48 casos; o América I, está em quinto, com 6 – o “Top Five” é completado por Europa I (13), Europa II (11) e Coopagro (7).

Ao todo, até o meio-dia desta terça-feira (23), 157 moradores do município já testaram positivo para a doença e nenhum destes casos é importado. Há ainda 65 pessoas aguardando resultado do exame, o que, somado aos 544 pacientes em que este deu negativo, chega-se a um total de 766 notificações. 

Próximas ações

Conforme foi informado na reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo, realizada na última sexta-feira (19), o Ecoponto Itinerante será apenas a primeira entre várias ações que serão realizadas nas próximas semanas. Denominada “Toledo Contra a Dengue”, a campanha atuará em várias frentes, por meio de mobilizações em vários pontos da cidade, bem como em diálogos com atores importantes da sociedade civil, como igrejas e clubes de serviço, para que esta causa, que é urgente, receba um apoio ainda maior.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real