O Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo, o Ceu das Artes, no Santa Clara IV, no mês de julho deste ano abriu inscrições para aulas de Dança Shaabi, uma modalidade da Dança do Ventre popular.
“Aqui no Brasil é recente o estudo, pois o Shaabi ainda esta evolução e crescente fusão com vários estilos de dança popular do mundo”. As aulas acontecem semanalmente, todas às quintas-feiras, a partir das 18h30.
A procura foi grande e até agora já são cerca de trinta mulheres participantes. A turma conta com mulheres de todas as idades, muitas trazem suas filhas para dançarem juntas. Moradoras do bairro e do entorno do CEU estão tendo prioridade nas vagas.
O projeto partiu do Flach Danças – Estúdio Especializado em Dança do Ventre, coordenado pela Andreia Flach, artista que têm difundido a Dança do Ventre na cidade de Toledo e região.
O estúdio têm formado dançarinas em diversas modalidades e a artista Vitoria Sperb é uma das envolvidas com o estúdio, juntas idealizaram o projeto e firmaram parceria com a Secretaria da Cultura a fim de levar a Dança Shaabi para o CEU das Artes.
“A palavra Shaabi significa popular. È um estilo energético, onde as regras existentes na dança do ventre não se aplicam, é livre, descolado, desinibido, trazendo para a nossa proposta aqui é “Dança do Ventre que emagrece”, pois as músicas pedem maior descontração, energia, e estabelecem ritmo acelerado de dança”, explica a professora Andreia Flach.
Para o secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos, trata-se de uma grande oportunidade para o equipamento e para as mulheres participantes. Mais que aulas de Dança, a prática artística e de lazer em grupo, fortalece as mulheres e os vínculos entre as pessoas da comunidade e o mais importante dessas com o espaço público.
Fonte: Secom/ Pref. de Toledo