Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiências avaliam metas fiscais e ações e dados da saúde

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Poder Executivo presta contas das metas fiscais toledanas à Câmara de Toledo em audiência pública prevista para o dia 26 de maio, quarta-feira, às 14 horas, no Plenário e Auditório Edílio Ferreira. A prestação de contas abrange as receitas e despesas relativas aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, o primeiro quadrimestre do planejamento municipal. A prestação de contas será feita à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Jozimar Polasso, presidente; Dudu Barbosa, vice-presidente; Gabriel Baierle, secretário, além dos membros Beto Scain e Elton Welter.

Já no dia 28 de maio, às 18:30h, será realizada na Câmara de Toledo a prestação de contas da saúde, conforme prevê a legislação do SUS-Sistema Único de Saúde, que prevê a demonstração circunstanciada da execução do plano de saúde no último quadrimestre. A audiência está a cargo da CSS-Comissão da Saúde, Seguridade Social e Cidadania, composta pelos vereadores Chumbinho Silva, presidente; Valtencir Careca, vice-presidente e Dudu Barbosa como secretário, além dos membros Marly Zanete e Olinda Fiorentin.

A audiência da prestação de contas das receitas e despesas do último quadrimestre  à Comissão de Finanças e Orçamento atende o que estabelece a Lei Complementar n° 101/2.000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela estabelece que “até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública” no Poder Legislativo. A exigência está prevista no § 4º do Art. 9º, assim como os objetivos previstos no § 1º do Art. 1º, ambos da Lei Complementar n° 101/2.000. A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas e por isto a norma inclui a prestação de contas no Poder Legislativo para acompanhamento dos vereadores e da população.

Já a audiência no Poder Legislativo sobre o setor de saúde está prevista na Lei Complementar nº 141 e prevê que ela deve expor dados de atendimentos, investimentos, nascimentos e mortalidade em Toledo, entre outros, no período janeiro a abril. A norma federal estabelece a demonstração circunstanciada da execução do plano de saúde no parágrafo 5º do artigo 36, regulamentando a Emenda Constitucional nº 29, que trata da área de saúde.

Fonte: Decom/CMT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real